No novo documento, o High-Level Expert Group on Artificial Intelligence (AI HLEG) toca em questões relacionadas com diversas áreas, desde a segurança, à robotização industrial. Entre os temas que "alimentam" as várias páginas de recomendações estão a imparcialidade, a transparência, o futuro do trabalho, a democracia e, de uma forma mais geral, a aplicação da Carta dos Direitos Fundamentais, abrangendo a privacidade e a proteção dos dados pessoais e outros aspectos relacionados.
Do conjunto de sugestões fazem igualmente parte advertências, nomeadamente quanto à utilização da IA para ações de vigilância massiva dos cidadãos, assim como a sugestão de proibição de sistemas de classificação de pessoas, baseados na tecnologia.
O HLEG já tinha apresentado , em abril, uma lista de sete requisitos éticos para garantir uma Inteligência Artificial de maior confiança. As recomendações agora feitas dão continuidade ao trabalho do grupo, no sentido de assegurar que a IA é um instrumento ao serviço da humanidade e do bem público, promovendo o bem-estar humano individual e coletivo.
O documento está disponível para download em PDF a partir desta página online.
Em destaque
-
Multimédia
Frigoríficos com anúncios, chupa-chupas eletrónicos e campainhas invasivas nos piores gadgets da CES 2026 -
App do dia
Pixelfed: Uma alternativa Open Source ao Instagram que devolve o controlo ao utilizador -
Site do dia
Do Falcon 9 ao Ariane 6: Flight Atlas mostra como evolui a indústria espacial com gráficos interativos -
How to TEK
Quais são as novidades do Google Maps para ajudar a chegar ao seu destino? Veja estas dicas de personalização
Comentários