A reorganização foi feita por ordem alfabética e o número do Cartão de Cidadão ou Bilhete de Identidade (BI) é agora o documento fundamental para encontrar o local e secção de voto, e para comprovar a sua identidade. Através do Portal do eleitor pode aceder ao site do recenceamento, com a consulta dos cadernos eleitorais, uma funcionalidade que só é disponibilizada 15 dias antes das eleições.

No site tem de inserir o seu número de Cartão de Cidadão ou BI e data de nascimento , mas pode também usar a pesquisa por nome. Em resposta recebe a informação da localização e da morada, assim como a mesa de voto a que deve dirigir-se para exercer o seu direito.

Pode ainda enviar um SMS grátis para o número 3838, escrevendo RE [espaço] número de BI ou CC [espaço] Data de Nascimento no formato AAAAMMDD.

O Portal do Eleitor tem também mais informação disponível sobre os eleitores, respondendo a dúvidas sobre se está recenceado e como se vota, os documentos necessários e a reorganização das freguesias. Há ainda uma área sobre as eleições, com informação sobre a constituição das mesas de voto e os membros da mesa, assim como a legislação associada.

No mesmo portal pode ainda consultar as datas das eleições em Portugal desde 1975 e o histórico de resultados nas várias eleições e referendos desde essa data.

Hoje, depois do fecho das urnas, pode acompanhar aqui o resultados da votação em tempo real.

tek portal do eleitor

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.