A hipótese de nunca ter ouvido falar da Linguateca é grande, mas esta "biblioteca" online de palavras está em vésperas de completar duas décadas. Foi criada em 1999 na sequência de uma discussão pública em Lisboa sobre o processamento computacional da língua portuguesa e teve o físico e ex-ministro da Ciência José Mariano Gago como “padrinho”.
Há uns bons anos que está sem financiamento, o que impede a renovação do site para o tornar mais atrativo para as pessoas e a constituição de uma equipa técnica que possa em permanência rever os conteúdos e anotações, mas nunca deixou de oferecer o seu maior bem: mais de 2.000 milhões de palavras em português.
O repositório disponível inclui textos literários, jornalísticos e didáticos dos países lusófonos, cartas comerciais, conversas transcritas, frases em português de Portugal e do Brasil. Todos os corpos linguísticos da Linguateca portuguesa são uma série de textos anotados com informação relacionada com o seu conteúdo, como a categoria gramatical de cada palavra, estrangeirismos, tempo verbal, funções sintáticas, temas e expressões idiomáticas.
Tem também para consulta listas de publicações (livros, capítulos de livros, atas, 'posters', teses, artigos de conferências científicas, relatórios e monografias), de empresas e associações que trabalham com o idioma, glossários especializados, conjugadores verbais, tradutores automáticos e analisadores sintáticos ou morfológicos.
O acesso ao site é gratuito, sem necessitar de registo, e o repositório está disponível para qualquer interessado, apesar dos linguistas, engenheiros da linguagem ou programadores de software informático serem o seu público-alvo. Uma rede de especialistas portugueses distribuída pelo país e estrangeiro responde a dúvidas.
Na prática, a Linguateca permite que linguistas obtenham material de estudo da língua ou que empresas de software estrangeiras acedam a ferramentas para desenvolverem, por exemplo, um corretor ortográfico para português, segundo explicou Diana Santos, que coordena o projeto a partir de Oslo, em declarações à agência Lusa.
A Linguateca está disponível a partir deste link.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Como seria um dia se a Inteligência Artificial estivesse integrada em todas as coisas? -
App do dia
Shadow Fight 4: Arena oferece partidas intensas em combates contra outros jogadores -
Site do dia
Sabe quais as melhores opções para escolher videojogos para os seus filhos? -
How to TEK
Saiba como partilhar a sua localização num iPhone
Comentários