[caption][/caption]

Os cientistas revelam preocupações em relação à forma como tem sido conduzida a fase preparatória do projeto, que já revelou fortes divergências entre participantes e deu indícios de que dificilmente serão conseguidos os objetivos de cooperação necessários num projeto desta dimensão e com a missão deste, defendem os signatários da carta.


Os cientistas pedem mais transparência na gestão do projeto, que consideram demasiado fechada e a dar sinais de que a iniciativa acabará por se ficar num âmbito de ação muito mais redutor que o inicialmente previsto. Uma das decisões polémicas recentes foi o afastamento de 18 laboratórios da iniciativa.


Na carta os cientistas ligados ao Human Brain Project pedem que a revisão anual do projeto que a CE se prepara para fazer seja rigorosa. A carta aberta é assinada por dezenas de cientistas portugueses de várias instituições. Dominam os membros da Fundação Champalimaud, uma das primeiras a juntar-se ao projeto e uma das mais relevantes em toda a Europa no domínio dos estudos do cérebro.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico