Em Lost Cities, as áreas da biologia marítima e da cinematografia combinam-se com a tecnologia para levar o internauta numa exploração do misterioso mundo subaquático dos recifes de coral. Em parceria com o Hawaii Institute of Marine Biology, a CaravanLab, uma coletiva digital especializada na produção de documentários científicos para plataformas online, criou o website para dar a conhecer ao mundo a vida secreta dos organismos marinhos.

Outrora descritos como autênticas “cidades” marinhas, repletos de diversas formas de vida, uma grande parte dos recifes de coral deixou de existir devido às alterações climáticas. No website interativo, o utilizador conseguirá não só perceber qual o impacto das ações humanas nos ecossistemas marinhos, mas também descobrir alguns segredos dos recifes que conseguiram prosperar.

No website, os utilizadores podem “navegar” ao longo de 13 capítulos, dedicados a três temáticas diferentes: os corais e os seus mistérios, a sua influência na vida humana e os desafios que os organismos marinhos enfrentam atualmente. Cada um dos clipes de vídeo disponíveis conta com a narração da já falecida Ruth Gates, antiga diretora do Hawaii Institute of Marine Biology e a primeira mulher a ser presidente da International Coral Reef Society. Ao explorar os diferentes capítulos do website, o utilizador pode também saciar a sua curiosidade ao clicar nos diversos pop-ups que surgem.

Para ficar a saber mais sobre os recifes de coral, e até o que podem fazer para diminuir o impacto das suas ações na vida dos organismos marinhos, os mais curiosos podem dar um "mergulho" à página da CaravanLab.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.