Siga-nos

Missão Rosetta: Um cometa em 70 mil imagens

Em 2016 o longo namoro da sonda Rosetta ao cometa 67P manteve os fãs de astronomia em suspenso. As imagens em alta resolução ainda demoraram a chegar à Terra e agora estão disponíveis num novo visualizador.
Missão Rosetta: Um cometa em 70 mil imagens
Cometa 67P visto da sonda Rosetta

A missão da sonda que perseguiu o cometa durante mais de 12 anos foi acompanhada de perto por meio mundo, com atualizações regulares dos desenvolvimentos do "namoro" e da investigação em curso, algumas imagens e muitos dados, mas agora o Max Planck Institute for Solar System Research criou um arquivo onde se torna mais fácil navegar entre as 70 mil imagens captadas.

Chama-se The Comet e foi disponibilizado com o OSIRIS, o Optical, Spectroscopic and Infrared Remote Imaging System do instituto, proporcionando uma visão única do cometa 67P/Churyumov–Gerasimenko que foi estudado pela missão da ESA.

É fáci navegar entre as imagens que oferecem as diferentes perspetivas do cometa e que podem ser úteis para quem qiser conhecer melhor estes corpos celestes.
Algumas das fotos do OSIRIS e da câmara da sonda já tinham sido disponibilizadas, logo em 2016, mas esta é a biblioteca completa das melhores imagens que documentam a visita ao cometa.

Nas magens abaixo pode recordar a jornada de mais de 12 anos no espaço, que inclui aproximações à Terra, Marte e a dois cometas antes de chegar ao P67.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.

Veja também

 
 

Comentários

Reparámos que tem um Ad Blocker ativo.

A informação tem valor. Considere apoiar este projeto desligando o seu Ad Blocker.

Pode também apoiar-nos subscrevendo a nossa ou seguindo-nos nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter.