![MIT quer criar nova área de estudo para abordar os “medos” relacionados com a IA](/assets/img/blank.png)
Um grupo de investigadores do MIT defende que os cientistas da computação e os engenheiros informáticos não deviam ser os únicos a determinar o futuro da inteligência artificial e propõem, em alternativa, a criação de um enfoque multidisciplinar.
Sob a denominação “Comportamento da máquina”, o novo campo de estudo proposto permitirá abordar todas as inquietudes e preocupações que esta tecnologia gera, desde a substituição dos nossos postos de trabalho, à possibilidade de “revolta” dos robots, passando também pelos carros autónomos e pelas armas robóticas, descrevem os seus promotores num artigo cientifico publicado recentemente.
A intenção é analisar a evolução dos sistemas de IA e determinar o seu verdadeiro significado para a humanidade, estudando o seu funcionamento e o modo como são afetados e como influenciam o seu ambiente.
"Estamos a assistir à ascensão das máquinas, máquinas que tomam decisões e agem de forma autónoma", refere Iyad Rahwan, um dos investigadores do MIT, num dos blogs da instituição. "Isso exige um novo campo de estudo científico que as analise não apenas como produtos da engenharia e da ciência da computação, mas também como uma nova classe de atores com os seus próprios padrões comportamentais e ecologia".
A criação deste novo campo de estudo “exige a união e o esforço de todos os sectores envolvidos na criação e desenvolvimento de sistemas de IA”, apelam igualmente os peritos do MIT.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Gemini 2: A pequena grande missão que abriu portas para a conquista da Lua -
Site do dia
28 dez 2024 09:48 Um esquilo entalado e uma águia perseguida: estas são as fotos mais cómicas de animais -
App do dia
O Duolingo do fitness chegou. Chama-se Impakt e quer mudar os seus treinos para melhor -
How to TEK
Google Maps pode ser transformado numa “máquina do tempo”. Veja como
Comentários