Sessões de planetário online, conversas com investigadores e oficinas práticas são algumas das atividades programadas para crianças e jovens assinalarem o Dia Nacional da Cultura Científica. A data celebra-se na próxima semana, a 24 de novembro, numa iniciativa que junta o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), o Plano Nacional de Leitura 2017-2027 (PNL20272) e o Planetário do Porto – Centro Ciência Viva. As atividades vão ser transmitidas em direto no canal de YouTube do IA.

O dia inicia-se com a sessão de planetário online “O Sol, a nossa estrela”, organizada pelo Planetário do Porto. Na iniciativa podem participar crianças do 1º e 2º ciclos, que vão ter a oportunidade de conhecer melhor a estrela do Sistema Solar. As crianças que não conseguirem participar na sessão da manhã podem assistir às das 14h.

Do programa faz ainda parte uma oficina prática, apelidada de "Cantinho da Astronomia". Também destinada a crianças do 1º e 2º ciclos, a sessão desafia os mais novos e os seus professores ou famílias a construírem um Sistema Solar à escala com "utensílios" peculiares: alimentos e um rolo de papel higiénico.

O programa inclui ainda outras atividades, e não só para as crianças. No final da manhã, há ainda tempo para a sessão “Livros Top – Ciência e Literatura”, numa conversa sobre livros de ciência e tecnologia pensada para alunos de todas as idades e as suas famílias. Esta sessão vai contar com a presença da comissária do PNL2027, Teresa Calçada.

Da parte da tarde, as crianças e jovens podem descobrir mais sobre as oportunidades e os desafios de viver noutro planeta. As questões que podem fazer durante a sessão vão ser respondidas por um investigador do IA. O dia termina com um quiz para alunos do 3º ciclo e secundário, numa atividade onde podem testar os seus conhecimentos e aprender alguns factos e curiosidades do Universo.

Ao longo do dia, todos os participantes podem ainda visitar a exposição virtual, com 13 narrativas gráficas inspiradas nos 13 episódios da série de 2020 Cosmos: Mundos Possíveis.

No âmbito da Noite Europeia dos Investigador, o IA organiza ainda durante essa semana mais atividades. Na sexta-feira, dia 27, os portugueses vão ter a oportunidade de, na companhia de investigadores do instituto, explorar a Zooniverse, uma plataforma que permite que todos os cidadãos possam contribuir para a investigação científica. Já no sábado realiza-se mais uma sessão do Universo Online, desta vez sobre a procura dos cientistas portugueses por uma segunda “Terra”.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.