
As mulheres ainda têm uma participação reduzida no sector digital e apesar de representarem mais de 51% da população europeia, apenas um em cada três alunos graduados nas áreas de Ciências e Tecnologia (STEM) e um em cada cinco especialistas em Tecnologias de Informação e Comunicação é mulher. Os dados europeus mostram também que desde 2015 a percentagem de mulheres a trabalhar neste sector não mudou, apesar das muitas iniciativas desenvolvidas para promover mais igualdade.
Agora há mais uma plataforma, a Women in Digital Forum, que foi anunciada na semana passada num evento em Bruxelas, reunindo mulheres da área da indústria, responsáveis pela definição de políticas e outros intervenientes chave no sector para definir uma agenda que possa efetivamente trazer mais igualdade aos domínios do digital.
O reconhecimento que a disparidade de género nesta área em termos de competências, carreiras e liderança afeta o potencial individual, mas também a capacidade de inovação e concorrência da Europa a nível global, é um dos motivos para criar uma nova plataforma que vem complementar as diferentes iniciativas já existentes nesta área.

O Forum pretende funcionar como uma plataforma de especialistas para endereçar as barreiras que persistem e dar recomendações concretas, apontando caminhos e definindo as melhores práticas. Foram já eleitas as mulheres que participam no Women in Digital Governing Board e os primeiros grupos temáticos que vão convidar especialistas para abordar as mudanças estruturais chave, sobretudo na área de educação superior de TIC.
No site Women in Digital pode saber mais sobre os dados de participação de mulheres no digital e conhecer as várias iniciativas europeias nesta área.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Battlefield 6 mantém o foco na destruição dos cenários na narrativa e combates multijogador -
App do dia
Ainda não sabe o que fazer nas férias? Aproveite para aprender uma nova língua com a LingQ -
Site do dia
Arquivo histórico do museu Harley-Davidson ganha mais vida com IA da Google -
How to TEK
Ofertas "incríveis" de emprego? Publicidade não solicitada? Saiba como lidar com as chamadas de spam
Comentários