http://imgs.sapo.pt/gfx/133134.gif
Os nossos gadgets e equipamentos preferidos têm poucos anos de existência, embora façam já parte integrante da nossa vida. Os computadores, a Internet, CDROMs e até as lentes de contacto são resultado do desenvolvimento de investigação científica. É este o facto que o novo site "SCI-TECH.. The cool site for hot science", patrocinado por sete instituições europeias de investigação, quer realçar.




O site foi desenvolvido a pensar nos mais jovens e pretendendo despertar a sua atenção para as ciências e tecnologias. A iniciativa surgiu em antecipação a mais uma semana da Ciência na Europa, que este ano decorre entre 4 e 10 de Novembro. Os visitantes são convidados a votar para identificar as tecnologias sem as quais não podem viver e as 200 primeiras colaborações vão ser premiadas.




Com informação já disponível sobre os micro-ondas, MP3, leitor de CD, Televisão, Telefone móvel e a pílula anticoncepcional, os responsáveis do site estão a preparar artigos sobre as baterias recarregáveis e os chips de computador. Peças sobre o desenvolvimento de outras tecnologias serão acrescentadas regularmente e o site aceita ainda sugestões por parte dos visitantes.




Os organizadores do SCI-TECH não se esqueceram das escolas e os professores podem encomendar aqui um kit escola, com materiais e sugestões relacionadas com as diversas áreas da ciência.




O SCI-TECH foi desenvolvido através da cooperação entre sete laboratórios europeus de investigação, entre os quais se conta o CERN, o laboratório europeu de física das partículas; a ESA, Agência espacial europeia; o ESO, o observatório europeu; o
EMBL, o laboratório de biologia molecular; o EFDA, a aliança europeia para o desenvolvimento da fusão; o ESRF, o sincrotrão europeu; e o ILL, o instituto Laue-Langevin em França.




Sites de dias anteriores:



25/06/2002

Informaçao prática sobre direitos de autor
Lançado em 1995 por Benedict O'Mahoney, um advogado norte-americano, este portal propõe-se fornecer a qualquer utilizador da Internet - e especialmente aos residentes nos Estados Unidos - "informação prática e relevante sobre direitos de autor".




24/06/2002

Tornar cada utilizador num jornalista
Seguindo os passos do site norte-americano de jornalismo colaborativo Kuro5hin, o Correspondente.net promete trazer este tipo de escrita informativa para Portugal, onde são os visitantes que enviam artigos e aprovam ou não a sua publicação.




23/06/2002

Linhas de orientação para a acessibilidade

Este site irlandês propõe aos seus visitantes a consulta de linhas de orientação sobre a acessibilidade em áreas como a Internet, telecomunicações, software e terminais de acesso público.




22/06/2002

Os mais feios da "bola"

Para navegar por este site sobre futebol, nem sequer necessita de ser adepto da modalidade. Aqui a "redondinha" é posta de lado e a única coisa que interessa é o aspecto físico dos jogadores - mais propriamente o seu "mau" aspecto físico...




21/06/2002

Um blog português sobre jornalismo

Os blogs tornaram-se famosos nos Estados Unidos quando as vedetas do
jornalismo adoptaram este suporte. Em Portugal, António Granado, do Público,
tem o seu próprio diário sobre jornalismo há mais de um ano, mas ainda faz
parte da minoria.




20/06/2002

Farto de receber mensagens inúteis?


Se está farto de receber emails indesejados e pretende anular esse incómodo, use o SpamNet, uma ferramenta de combate ao spam que permite pela primeira vez que os próprios consumidores lutem contra este propósito através de um único clique.




19/06/2002
Uptimes em Portugal
Qual é o tempo que um servidor Web está online sem ser necessário reiniciá-lo? A equipa do PTnix quer ajudar os utilizadores a responder a esta pergunta, tendo criado uma secção no seu site dedicada a uptimes.




18/06/2002
Jornalismo com consciência

Sem fins lucrativos, sem o suporte de um grande grupo financeiro e baseando-se na filosofia do software open-source, a ezine brasileira Nova-E aborda com personalidade temas sobre activismo, economia digital e cibercultura.




17/06/2002

Como avaliar uma boa página Web?

Se é um cibernauta atento certamente já se questionou sobre quais os critérios mais adequados para determinar se uma página Web é média, boa ou realmente boa. Se ainda não conseguiu chegar a nenhuma conclusão, tire as suas dúvidas navegando até este site.




16/06/2002
Banda desenhada em francês
Cobrir a actualidade noticiosa sobre a banda desenhada é um dos objectivos do portal francês laBD.com. Por detrás deste site está o Centro nacional da banda desenhada e da imagem (CNBDI) de Angoulême, França.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.