Aguçando sobretudo a curiosidade para uma visita presencial, assim que a situação pandémica permita a saída do isolamento, o Museu da Farmácia pode ser visitado online, através da plataforma Google Arts & Culture. Trata-se de uma viagem online por entre 5.000 anos de história da saúde, refere a organização, oferendo fotografias, vídeos e descrições da uma vasta coleção de objetos “de raro valor artístico, antropológico e científico”.

A coleção apresenta um percurso centrado em cada civilização, retratando “uma narrativa de combate à doença e procura da cura e alívio da dor, desde os primeiros vestígios de vida na terra, até aos dias de hoje, passando por culturas e civilizações distintas no tempo e no espaço”, pode ler-se na apresentação da exposição virtual.

A exposição oferece uma centena de fotografias muito interessantes de elementos ligados à farmácia, desde os recipientes e embalagens dos medicamentos, caixas, frascos e boiões artísticos, e folhetos e cartazes de publicidade centenários.

O website tem ainda três artigos mais detalhados a explicar o nascimento do Museu da Farmácia de Lisboa, em 1996 e o do Porto em 2010, fruto das doações dos objetos históricos à Associação Nacional das Farmácias. É ainda explicado as técnicas medicinais nos tempos pré-históricos, no surgimento dos primeiros almofarizes para extrair os produtos consumíveis para alivar a dor. As informações são acompanhadas por fotografias e vídeos com pequenos documentários.