
A ISOC, uma organização sem fins lucrativos, acaba de divulgar um estudo sobre o futuro da internet a que chamou “Paths to our Digital Future” e que examina as tendências para os próximos cinco a sete anos, mostrando os perigos mas também o potencial para garantir que a grande rede se mantém dentro das linhas de definição que estiveram na base da sua criação.
No relatório apontam-se como grandes forças que estão a definir o futuro da internet, entre os quais a inteligência artificial e as ciberameaças, a internet das coisas e a crescente intervenção dos países. A divisão digital , os direitos humanos, o envolvimento dos media também são abordados.
O crescente nível de ligação de todos os dispositivos e a possibilidade de vigilância são apontados como riscos numa sociedade cada vez mais controlada e nota-se que é necessário reforçar a atenção para reduzir a divisão digital, que já não se centra apenas na separação entre os que têm e os que não têm acesso à internet.
O relatório pode ser consultado neste site, com uma apresentação visual de alguns dos resultados, e descarregado em PDF.

Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Microsoft: 50 anos de história e os marcos da empresa que redefiniu o software na computação pessoal -
App do dia
Pondlife é um jogo relaxante que ensina mais sobre os peixes e animais marinhos -
Site do dia
Aprenda acordes de guitarra gratuitamente através do FretMap -
How to TEK
Instagram muda layout e substitui quadrados por retângulos nos perfis. Como se adaptar ao novo formato?
Comentários