A ISOC, uma organização sem fins lucrativos, acaba de divulgar um estudo sobre o futuro da internet a que chamou “Paths to our Digital Future” e que examina as tendências para os próximos cinco a sete anos, mostrando os perigos mas também o potencial para garantir que a grande rede se mantém dentro das linhas de definição que estiveram na base da sua criação.
No relatório apontam-se como grandes forças que estão a definir o futuro da internet, entre os quais a inteligência artificial e as ciberameaças, a internet das coisas e a crescente intervenção dos países. A divisão digital , os direitos humanos, o envolvimento dos media também são abordados.
O crescente nível de ligação de todos os dispositivos e a possibilidade de vigilância são apontados como riscos numa sociedade cada vez mais controlada e nota-se que é necessário reforçar a atenção para reduzir a divisão digital, que já não se centra apenas na separação entre os que têm e os que não têm acesso à internet.
O relatório pode ser consultado neste site, com uma apresentação visual de alguns dos resultados, e descarregado em PDF.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Missão Ariel da ESA quer explorar 1.000 exoplanetas e Portugal ajuda com engenharia e ciência -
App do dia
Wayther: uma nova app de previsões meteorológicas detalhadas para otimizar viagens -
Site do dia
Tetr.io é uma versão competitiva de Tetris e os adversários não dão tréguas -
How to TEK
Farto de reagir no WhatsApp com emojis? Crie os seus próprios stickers
Comentários