As plataformas de streaming e vídeo como o YouTube, Twitch ou TikTok têm medidas rígidas de proteção de direitos de autor, que limitam a criatividade dos criadores de conteúdos na hora de escolher o ambiente sonoro para os seus vídeos e transmissões. Existem algumas plataformas que já oferecem músicas gratuitas, mas são normalmente limitadas em termos de variedade ou catálogo.

O website Uppbeat pretende oferecer aos seus utilizadores músicas que garantam liberdade de utilização, sem problemas de copyright no YouTube. No fundo, pretende ser uma espécie de Spotify, mas para os criadores.

tek site do dia

De forma a favorecer tanto os criadores de conteúdos, que necessitam das músicas, e os respetivos artistas, o Uppbeat utiliza um modelo de negócio freemium. Ou seja, o utilizador regista uma conta e tem acesso a 10 músicas gratuitas por mês e acesso a 50% de todo o catálogo, mesmo que tenham de assistir a alguns anúncios, tal como o Spotify. Mas quem necessitar de mais conteúdo e navegar livremente pela plataforma, pode fazer o upgrade para a conta premium e ainda colocar o canal na Whitelist do website (em vez de registar os créditos das músicas usadas em cada publicação de conteúdo). Todas as receitas são então partilhadas com os artistas.

Uma das preocupações da equipa do Uppbeat é tornar mais fácil o processo de encontrar a música certa para determinado trabalho. Os criadores podem procurar temas específicos ou receber sugestões baseado na inspiração. Estão disponíveis ferramentas e filtros como a possibilidade de criar playlists, adicionar a favoritos, ver as músicas que são trending ou novidades e futuramente, vão ser também adicionados efeitos sonoros especiais.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.