Uma expedição à vela com caráter científico vai fazer um mapa do lixo marinho das costas de Portugal e Espanha durante os próximos 10 meses. A iniciativa leva o nome de La España Azul e tem como protagonista o espanhol Nacho Dean.
Este naturalista e explorador já deu a volta ao mundo a pé e uniu os continentes do planeta a nado, em travessias de estreitos e outros pontos, com o objetivo de sensibilizar para as alterações climáticas, documentando os seus impactos nas diversas regiões do globo.
Desta vez, Nacho Dean e uma equipa que integra investigadores na área dos oceanos vão percorrer as costas da Península Ibérica e dos arquipélagos espanhóis das Canárias e das Baleares para recolher amostras de lixo e poluição.
Esta expedição, que conta com o apoio da Universidade de Cádiz e do Instituto Espanhol de Oceanografia, entre outras entidades, recolherá três amostras de lixo e poluição em cada uma das regiões espanholas e em Portugal, uma amostra na foz de um rio, outra numa cidade costeira e a terceira numa “zona virgem”. Em Portugal terá lugar em dezembro deste ano e as amostras serão recolhidas no Porto, na foz do Tejo e no Parque Natural do Sudoeste Alentejano.
O projeto “Espanha Azul” arranca este mês no País Basco Espanhol e vai contornar a costa da Península Ibérica, das Canárias e das Baleares, até terminar na Catalunha.
Entre os objetivos estão realizar um relatório que apoie a declaração de 30% destas zonas como Parques Naturais Marinhos e Áreas Marinhas Protegidas e registar níveis de poluição, percentagens de oxigénio nas águas, perdas de biodiversidade, subida dos níveis do mar ou impactos das construções urbanísticas e do turismo.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
20 anos de Halo 2 trazem mapas clássicos e a mítica Demo E3 de volta -
App do dia
Proteja a galáxia dos invasores com o Space shooter: Galaxy attack -
Site do dia
Google Earth reforça ferramenta Timelapse com imagens que remontam à Segunda Guerra Mundial -
How to TEK
Pesquisa no Google Fotos vai ficar mais fácil. É só usar linguagem “normal”
Comentários