"Quer esteja a liderar limpezas de praias, a realizar pesquisas marinhas, a utilizar dados marinhos do Copernicus ou a promover a conservação marinha, queremos ouvi-lo", explica o site do projeto que está a recolher testemunhos na campanha Faces of the Ocean.

O objetivo é convocar cientistas, inovadores, jovens líderes e amantes do oceano, da Europa mas não só para partilharem as suas ações reais para a proteção dos oceanos e gestão sustentável. O desafio passa por enviar um pequeno vídeo ao estilo selfie sobre o papel da ciência oceânica, das ferramentas digitais e da ação comunitária para enfrentar os desafios atuais.

No site explica-se que os vídeos selecionados serão apresentados na campanha Faces of the Ocean em plataformas de redes sociais geridas pela Mercator Ocean International. Também vão ser mostrados pelos parceiros do Pavilhão Digital do Oceano da UE na terceira conferência das Nações Unidas sobre o Oceano (UNOC 2025), que decorre de 2 a 13 de junho em Nice, e partilhados com as principais Direções da Comissão Europeia.

Para serem incluídos na compilação para apresentação na UNOC os vídeos devem ser enviados até 16 de maio mas a campanha vai prolongar-se para além dessa data.

Pode ser o site da iniciativa com o formulário de registo do vídeo neste link.