A ideia é ter informação atualizada nesta área e por isso o questionário pretende reunir informação sobre o estado atual do sector espacial, com um conjunto de perguntas que devem ser respondidas até 23 de fevereiro.
Os resultados vão servir para atualizar o catálogo Portugal SpaceOverview of the Portuguese Space Ecosystem 2021 | 2022, que foi publicado em novembro de 2021 e que na altura mostrou a existência de 52 empresas e 30 centros de investigação cuja atividade principal, ou uma significativa parte, se desenrola no setor espacial. Este catálogo já era também uma atualização de uma primeira lista criada em 2013 pela FCT Space Office.
Entre a informação a recolher estão o número de trabalhadores ou investigadores, a composição das equipas, bem como as áreas de atividade ou de investigação.
A Agência procura também conhecer os principais projetos industriais e/ou de investigação de cada organização, assim como a relação de Portugal e do ecossistema com o setor espacial nacional e internacional, nomeadamente no que diz respeito às ferramentas de financiamento.
O Catálogo Espacial Português 2023-2024 que vai resultar da compilação da informação terá fichas informativas de cada empresa e/ou centro de investigação, assim como secções dedicadas aos projetos educativos ligados ao setor espacial, bem como a participação de Portugal nas mais diversas organizações internacionais.
O questionário está online com uma versão dirigida a empresas e outra a centros de investigação.
Em destaque
-
Multimédia
Frigoríficos com anúncios, chupa-chupas eletrónicos e campainhas invasivas nos piores gadgets da CES 2026 -
App do dia
Superfluent ajuda quem já domina o "bê-a-bá" a falar uma nova língua com mais confiança -
Site do dia
Airloom: Acompanhe voos em tempo real numa experiência 3D imersiva -
How to TEK
Quais são as novidades do Google Maps para ajudar a chegar ao seu destino? Veja estas dicas de personalização
Comentários