A poluição dos oceanos com plásticos é uma das questões que tem vindo a preocupar os especialistas, a par das alterações climáticas. De acordo com dados do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (UNPD), estima-se que todos os anos 13 milhões de toneladas de plásticos vão parar aos oceanos.

A The Ocean Cleanup, uma organização não governamental que desenvolve tecnologia com o objetivo de ajudar a mitigar o problema, desenvolveu o Plastic Tracker, um novo mapa online interativo onde os utilizadores podem ficar a saber mais sobre o percurso dos detritos de plástico pelos oceanos.

Clique nas imagens para descobrir mais sobre o Plastic Tracker

A organização defende que o Plastic Tracker se afirma como uma forma de gerar uma maior consciencialização acerca do destino do lixo que produzimos, incentivando os internautas a terem hábitos mais sustentáveis. Através da investigação que tem feito e dos dados recolhidos ao longo do tempo, a organização conseguiu desenvolver um modelo capaz de prever o percurso de um detrito plástico, calculando a probabilidade de chegar aos oceanos.

Para começar a usar o mapa basta introduzir uma localização à sua escolha. A partir daí, poderá ver o percurso de um detrito plástico abandonado. A organização indica, no entanto, que o modelo desenvolvido poderá não aplicar-se a 100% em todos os casos. Por exemplo, existem certos tipos de plástico que, devido à sua composição, afundam com mais facilidade. Mas uma coisa é certa: independentemente de boiarem ou não, continuam a poluir o meio-ambiente.

Recorde-se que em 2019 a organização conseguiu testar com sucesso o seu sistema autónomo de recolha de detritos de plástico na “Ilha do Lixo” no Oceano Pacífico. No teste foi possível apanhar detritos de plástico visíveis a olho nu e redes de pesca comercial, mas também microplásticos de até 1 mm.

Clique nas imagens para mais detalhes sobre o sistema da The Ocean Cleanup

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.