De acordo com a DECO, o consumo dos carros apresentado pelas marcas, com testes em laboratório, é bastante superior ao real, mas há uma forma de verificar quanto é que o seu carro gasta de combustível na estrada. Através dos registos do utilizador, a plataforma Mile 21 faz esse cálculo, permitindo que compare com o valor garantido pelo fabricante, num site que conta ainda com dicas de poupança.

Para perceber melhor o consumo real do carro o primeiro passo é registar o automóvel que tem, com informações como a marca, o modelo e o ano, e o seu estilo de condução. De forma a que a plataforma comece a calcular quanto gasta o automóvel tem de abastecer três vezes o depósito do carro e guardar algumas informações.

Sempre que abastecer o depósito do carro lembre-se de registar os litros introduzidos e o valor pago. Depois de inserir esses três reabastecimentos, o site Mile 21 é capaz de calcular o consumo de combustível, tendo em conta o seu estilo de condução, que pode ser alterado e atualizado. Atenção que, se não atestar o depósito, os valores não serão considerados para o cálculo, que só recomeça da próxima vez que o fizer.

tek Mile 21

A DECO garante que os dados recolhidos pela plataforma fornecem uma informação detalhada e fiável do consumo de combustível real dos automóveis e as suas emissões. Desta forma, os resultados das pesquisas podem ajudar os consumidores a tomarem decisões de compra com base em dados objetivos e realistas.

Para além da calculadora de consumo, o site disponibiliza conselhos sobre poupança de combustível e de ecocondução, de forma a ser mais amigo do ambiente. Sabia, por exemplo, que se usar a caixa de velocidades de forma adequada pode poupar entre 10 a 50% de combustível?

O projeto MILE21 é co-financiado pelo Programa LIFE da União Europeia e conta com alguns parceiros. A OCU EDICIONES e Altroconsumo são algumas das empresas que também participam no projeto.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.