Já pensou em testar um “carro solar”? Há uma nova experiência de ciência cidadã, desenvolvida por uma equipa de investigadores do Departamento de Engenharia Geográfica, Geofísica e Energia (DEGGE), da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa,  e do Instituto Dom Luiz (IDL) onde pode participar como voluntário. 

A iniciativa decorre no contexto do projeto Solar Cars, que tem como objetivo estimar o potencial da mobilidade solar de veículos elétricos, recolhendo dados que permitam validar modelos como os que estão a ser desenvolvidos pelos investigadores.

No caso desta experiência, as medições são feitas através dos veículos de voluntários, que não precisam de ser automóveis elétricos. Além de um veículo e de terem vontade de participar num projeto científico, o único outro requisito que os voluntários necessitam de preencher é querer aprender mais sobre o papel da energia solar para uma mobilidade mais sustentável.

Ao todo, os sensores solares do projeto estão em circulação em Lisboa desde dezembro de 2021, tendo passado por 15 veículos diferentes, entre autocarros, automóveis particulares e TVDE.

Quer testar um “carro solar”? Há uma experiência de ciência cidadã onde pode participar
Sensor solar utilizado no projeto Solar Cars. créditos: IDL Ciências ULisboa

Em comunicado, os investigadores explicam que a “integração de painéis solares em veículos elétricos aumenta a autonomia dos veículos, que carregam durante o dia, reduzindo os custos, as emissões de CO2 e a frequência de carregamento”.

Segundo uma análise ao potencial de uma cidade como Lisboa, “a energia solar poderia contribuir, em média anual, com o equivalente a 18 km/dia”, mesmo considerando as sombras deixadas, por exemplo, por edifícios.

Tendo em conta que a distância média percorrida na cidade é de 30 km/dia, os investigadores afirmam que “um veículo elétrico solar reduziria os custos de energia em mais de metade”, além de permitir eliminar a necessidade de carregamento durante o Verão, reduzindo a mesma para metade durante o Inverno.

Todos os interessados em participar podem inscrever-se através do formulário disponível no website da iniciativa, onde é também possível ficar a conhecer mais detalhes sobre o projeto.