Numa altura em que as vozes se levantam para alertas sobre o perigo das alterações climáticas, ecoando em forma de manifestações um pouco pelo mundo, Portugal incluído, há fontes de informação vitais de como podemos contribuir para sarar o ambiente. É essa a missão da REA (Relatório do Estado do Ambiente) criado para formar uma maior consciencialização ambiental e oferecer informações dos indices da pegada energética e carbónica em Portugal.

Recentemente o REA foi reformulado para adequar a informação à sociedade digital, de forma sintética, mas com base estatística, de forma a permitir a atualização dos indicadores ambientais pelas respetivas entidades competentes. Ao todo estão disponíveis quase 50 fichas temáticas, distribuídas em oito domínios ambientais, como a economia, ambiente, energia, clima, transportes, ar, água, solo, biodiversidade, resíduos e riscos ambientais. Cada tema tem ainda associados objetivos e metas a cumprir nos próximos anos para reduzir as emissões nocivas.

tek site do dia

O website contém diversos artigos, desde análises de tendências globais, incluindo processos de transformação de longo prazo, daqueles que podem moldar realidades futuras. Muitos dos artigos têm vídeos sintetizados, que ajudam a melhor compreender os diferentes temas, como o índice de qualidade do ar ou a poluição por partículas inaláveis, para destacar alguns.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.