Numa altura em que as vozes se levantam para alertas sobre o perigo das alterações climáticas, ecoando em forma de manifestações um pouco pelo mundo, Portugal incluído, há fontes de informação vitais de como podemos contribuir para sarar o ambiente. É essa a missão da REA (Relatório do Estado do Ambiente) criado para formar uma maior consciencialização ambiental e oferecer informações dos indices da pegada energética e carbónica em Portugal.
Recentemente o REA foi reformulado para adequar a informação à sociedade digital, de forma sintética, mas com base estatística, de forma a permitir a atualização dos indicadores ambientais pelas respetivas entidades competentes. Ao todo estão disponíveis quase 50 fichas temáticas, distribuídas em oito domínios ambientais, como a economia, ambiente, energia, clima, transportes, ar, água, solo, biodiversidade, resíduos e riscos ambientais. Cada tema tem ainda associados objetivos e metas a cumprir nos próximos anos para reduzir as emissões nocivas.
O website contém diversos artigos, desde análises de tendências globais, incluindo processos de transformação de longo prazo, daqueles que podem moldar realidades futuras. Muitos dos artigos têm vídeos sintetizados, que ajudam a melhor compreender os diferentes temas, como o índice de qualidade do ar ou a poluição por partículas inaláveis, para destacar alguns.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
20 anos de Halo 2 trazem mapas clássicos e a mítica Demo E3 de volta -
App do dia
Proteja a galáxia dos invasores com o Space shooter: Galaxy attack -
Site do dia
Google Earth reforça ferramenta Timelapse com imagens que remontam à Segunda Guerra Mundial -
How to TEK
Pesquisa no Google Fotos vai ficar mais fácil. É só usar linguagem “normal”
Comentários