A formação dos alunos nos temas relacionados com os desafios digitais é o principal foco da iniciativa Líderes Digitais, desenvolvida pelo Centro de Sensibilização SeguraNet, da Direção-Geral da Educação. A ideia é envolver alunos e professores ao longo do ano letivo, com ações de sensibilização que são dirigidas à comunidade educativa em que se inserem, contribuindo para assim para o desenvolvimento da Cidadania Digital.

Esta é a sexta edição da iniciativa que contou no ano passado com cerca de 4400 alunos, de várias escolas de todo o país, alcançando cerca de 28.300 pessoas das diversas comunidades educativas.

"A  participação dos alunos em iniciativas desta natureza contribuirá, decerto, para prevenir a adoção de alguns comportamentos, identificados como negativos, por parte dos utilizadores das tecnologias e da Internet e que, de acordo com estudos realizados, têm vindo a registar um aumento significativo", explica o site da SeguraNet.

O professor ou professores responsáveis pela equipa devem fazer a inscrição até dia 23 de novembro, e há dois formulários diferentes. Para os alunos do 1º ao 4º ano, os Líderes Digitais Benjamins, a inscrição é feita neste formulário da DGE, enquanto para as equipas do 5º a0 12º ano de escolaridade e do ensino profissional os professores devem usar este link para o formulário no site da DGE.

No site da iniciativa Líderes Digitais pode encontrar um documento orientador para os professores e também a ligação para um grupo de partilha de experiências, que é limitado às equipas que participam.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.