
Todos os navegadores de Internet têm uma impressão digital. E se alguém consegue apanhar essa impressão, é possível que fique a saber uma boa quantidade de dados sobre si. Isto para provar que na Internet ninguém é suficientemente único para poder passar despercebido ao olhar dos internautas mal intenciados.
A página Am I Unique é um site e uma ferramenta online que fazem um diagnóstico ao navegador do utilizador, dando depois no final um resultado sobre os dados que cada um está a partilhar na Internet – por vezes sem saber e não necessariamente todos juntos.
Esteja consciente de que ao usar esta ferramenta está exatamente a dar alguns dos dados armazenados no seu navegador, mas talvez o resultado final seja “intenso” o suficiente para o colocar mais alarmado para as questões da privacidade online.
A ferramenta vai saber informações como o navegador que usa, o sistema operativo, a língua pré-definida, o fuso-horário, se usa bloqueador de anúncios, qual a resolução do seu ecrã, se têm os cookies ativos ou bloqueados, quais os plug-ins instalados e vários outros dados relacionados com o browser.
Depois fazendo uma mistura de todas as informações, o utilizador vai logo saber se é único na Internet, se é o tal “um num milhão”.
Mas mais do que dar esta novidade ao internauta, a ferramenta quer sobretudo chamar a atenção para o facto de os utilizadores partilharem muitos dados online que permitem rastreá-lo, justamente no meio de milhões de utilizadores.
Agora ser o único já não é tão porreiro, certo?
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Os Sims: 25 anos a “simular a vida” em histórias curiosas sobre o amor e as birras -
App do dia
Mais de 10 mil espécies de pássaros identificados com a app Merlin e desafios todos os dias -
Site do dia
E que tal uma conversa com Cristiano Ronaldo, Elon Musk ou Gordon Ramsey? Há uma IA para isso -
How to TEK
Como usar o ChatGPT para transcrever notas escritas à mão
Comentários