Chama-se Signinum Inovação, está incubada na UPTEC e criou uma tecnologia que permite “falar com as plantas” e que está agora a ser testada diretamente com produtores de Vinho Verde, provenientes da região Minhota de Portugal.

É uma solução de “imagem espectral não-destrutiva” e pode ser utilizada em diferentes amostras, desde plantas de reduzida dimensão até áreas de cultivo extensas, permitindo controlar pragas e antever doenças nas vinhas, ou mais especificamente, controlar e antever problemas como carências nutricionais, pragas, doenças e stress hídrico das culturas em tempo real.

A solução leva o nome de FREND Platform X02 e consiste numa plataforma centralizada para a aquisição, diagnóstico, armazenamento de informação e está a ser implementada através da spin-off tecnológica da Signinum. O projeto teve início a 1 de março de 2019 e terá a duração de dois anos. Pode conhecer mais acerca do mesmo através do endereço www.xpectraltek.com.

Refira-se que esta solução de análise multiespectral de diagnóstico começou por ser aplicada no mercado do património cultural.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.