O IANOS - IntegrAted SolutioNs for the DecarbOnization and Smartification of Islands é um projeto europeu que pretende comprovar, através de uma intervenção direta no terreno, o potencial de utilização de fontes renováveis em espaços insulares, ultrapassando os desafios de gestão de rede.

A EDP, através do EDP NEW, vai coordenar o projeto que envolve 34 parceiros europeus e que terá a Terceira em Portugal e Ameland nos Países Baixos como os “palcos” para testar a adoção de soluções emergentes e tecnologias disruptivas na produção e armazenamento de energia.

Ao longo do tempo previsto para esta iniciativa, serão implementadas e desenvolvidas diversas soluções inovadoras na ilha Terceira, com vista a criação de uma comunidade de energia. Está pensado o desenvolvimento de um sistema de maximização da obtenção de energia limpa e aumento da eficiência energética, que será monitorizado e gerido através de uma Virtual Power Plant inteligente, um conceito para agregar e otimizar as soluções desenvolvidas.

Está também prevista a aposta na Mobilidade Elétrica, com base em soluções ’Vehicle-to-Grid’ (V2G), tecnologia já em teste nos Açores, na ilha de São Miguel, que para além do carregamento clássico, permite usar as baterias dos veículos elétricos de forma ativa, injetando energia na rede em função das necessidades do sistema elétrico, garantindo uma maior qualidade e segurança de abastecimento à população.

A formação e capacitação da comunidade são, igualmente, peça-chave do projeto IANOS, de modo a aumentar a consciencialização dos cidadãos para as vantagens e benefícios económicos e ambientais resultantes da descarbonização das suas localidades e das suas ilhas.

A nível nacional, o IANOS cria sinergias entre a EDP, enquanto coordenadora do projeto, o Governo dos Açores, a EDA – Eletricidade dos Açores, o Uninova – Instituto de Desenvolvimento de Novas Tecnologias, a EFACEC – Power Solutions, a VPS – Virtual Power Solutions e a BeON Energy, entidades que vão colaborar com diversos parceiros institucionais, centros de investigação e associações da Finlândia, da Escócia, dos Países Baixos, de Itália, de França e da Grécia.

Saiba mais sobre o projeto em https://www.edp.com/pt-pt/inovacao/ianos.

tek site ianos

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.