Numa altura em que o mundo se encontra numa transformação digital, acelerada pela pandemia de COVID-19, existem diversas oportunidades para os cidadãos atualizarem os seus próprios conhecimentos. A Comissão Europeia lançou uma ferramenta online onde poderá fazer um autoteste às suas competências digitais, mas também aceder a oportunidades de formação nas áreas onde manifesta maiores dificuldades.

A ferramenta é gratuita e está disponível em todas as 24 línguas da União Europeia, tendo como base a framework das competências digitais, cobrindo a informação e dados de literacia, comunicação, colaboração, criação de conteúdos digitais, segurança e resolução de problemas.

Depois de completar o teste, tem acesso a uma avaliação do nível de competência, que serve para ajudar a identificar as áreas onde pode melhorar, com a indicação de onde encontrar as melhores formações e oportunidades de financiamento para os programas de treino, dentro do plano de reskill e upskill dos cidadãos da União Europeia.

Veja na galeria os exemplos de competências digitais do teste:

É ainda referido que a ferramenta suporta a segunda lista de prioridades do plano de educação digital para 2021-2027, que visa treinar as pessoas para terem as competências necessárias para abraçar a transformação digital. A Comissão Europeia tem como objetivo traçado para 2030 ter pelo menos 80% de todos os adultos com competências básicas digitais. Espera ainda ter cerca de 20 milhões de pessoas empregadas especialistas em tecnologias de informação, distribuídas entre homens e mulheres.

O teste dura cerca de 20 minutos para completar, sendo no fim listado um relatório de resumo sobre o nível de competências. É, no entanto, necessário fazer um registo e autenticação para que os resultados permaneçam no seu perfil.

De recordar que recentemente foi editado um estudo português que revela que os professores do ensino básico e secundário têm poucas competências digitais. O estudo chega à conclusão de que estes precisam de apoio para melhorar a sua compreensão sobre as ferramentas a utilizar no digital, para melhorar a sua atividade de ensino.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.