http://imgs.sapo.pt/gfx/173701.gif


No site da organização não-lucrativa ALL Species Foundation os cibernautas podem obter informação sobre a grande obra a que os cientistas se propõem: completar um inventário de todas as espécies de vida na Terra no espaço de 25 anos, uma geração humana.




Para além do registo das espécies, a fundação pretende descrever e classificá-las, sequenciando o ADN, antes que a progressiva extinção de muitas plantas e animais torne o nosso mundo (e a nossa memória), mais pobres. Numa verdadeira corrida contra o tempo, os responsáveis do projecto lutam contra a uma taxa de progressão cada vez mais rápida de extinção da biodiversidade.




Até agora foi reunida informação sobre mais de 1,7 milhões de espécies, mas as estimativas apontam para que, quando o projecto estiver completo, o site possua dados de 10 a 100 milhões de seres vivos. Os ficheiros poderão depois ser consultados por cientistas e biólogos em todo o mundo, assegurando o acesso a este conhecimento às gerações futuras.

Sites de dias anteriores:

29/01/2003
"YourVoice in Europe" multilingue
O portal de consulta pública da Comissão Europeia foi recentemente renovado e está agora disponível nas 11 línguas oficiais da União Europeia, para que todos os internautas possam dar a sua opinião acerca das políticas do executivo comunitário.

28/01/2003
A comunidade virtual em forma de jogo
Venda o que produziu, troque, ofereça, faça amigos, construa uma casa e torne-se milionário, tudo através de um interface Web. Trata-se do Game Never Ending, um jogo colectivo online de interacções económicas, sociais e políticas.

27/01/2003
Aliança para o Wi-Fi
As redes sem fios baseadas na tecnologia IEEE 802.11, também conhecidas por redes Wi-Fi, estão a assumir cada vez mais importância num mundo que se quer sempre ligado. A Wi-Fi Alliance junta uma série de empresas na promoção deste conceito.

26/01/2003
Ginástica de "trazer por casa"
Em vez de gastar balúrdios no ginásio da esquina, aproveite para se tornar íntimo da arquitectura e móveis lá de casa, fazendo a "ginástica doméstica" proposta por Harrison & Ford: uma mistura de ioga, breakdance, ginástica e alpinismo.

25/01/2003
Localize o seu site no mapa
Através do GeoURL, o utilizador pode identificar os sites que se encontram
geograficamente mais próximos do seu próprio espaço virtual. O método assenta
na associação de URLs com localizações espaciais.

24/01/2003
Projectos de cidadania
O sítio da Fundação Mário Soares na Net alberga alguns dos principais projectos de cidadania desenvolvidos por esta entidade, além de oferecer acesso a informação múltipla de carácter cultural e educativo.

23/01/2003
O mundo do kitsch
Entre dálmatas e perdigueiros de porcelana, mobiliário insuflável, relógios torradeira, assentos de sanita decorados e até mesmo os Bee Gees, descubra o que de mais kitsh circula pelo mundo quotidiano a partir do site proposto.

22/01/2003

Obtenha apenas a informação que precisa

Utilizando o padrão RSS, o projecto brasileiro RSSficado permite que o
cibernauta abra o browser apenas para ler o que realmente for do seu interesse, bastando um programa chamado Feedreader que procura notícias e informações com base num perfil.

21/01/2003
Projectos de arte na Net
Chama-se low-fi e pretende ajudar todos os internautas a localizar projectos arte na Internet. Neste site, os artistas podem inserir informação sobre as peças em que estão a trabalhar, criando uma comunidade de interesses.

20/01/2003
Uma fotografia por dia
Fiel ao espírito inicial do projecto, o aphotoaday.org oferece aos seus visitantes uma nova fotografia por dia a partir da sua homepage, tirada por um dos 180 membros que formam a comunidade virtual, entre muitas mais fotografias para ver.

19/01/2003
Arte em programação para Web
Experiências e explorações abstractas artísticas da Web é o que o site Bodytag disponibiliza ao visitante, através de linguagens, tecnologias e software como Java, Proce55ing, Java Script e PHP.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.