A EU Digital Identity Wallet é um projeto que tem vindo a ser desenvolvido na União Europeia e que agora tem base legislativa, o regulamento que entrou em efeito esta segunda feira, 20 de maio, e que também é conhecido como eIDAS.
A ideia é que esta carteira sirva para identificação no pedido de uma nova conta bancária, para se inscrever uma universidade ou para se candidatar a uma universidade no estrangeiro, mas o âmbito é muito maior e pode ainda crescer. Será a base da transformação digital do sector público e de uma nova série de serviços digitais, nos vários Estados membros e transfronteiriços.
O site da Comissão Europeia explica os objetivos e propósitos desta carteira pessoal digital e a sua aplicação à vida de cidadãos, residentes e negócios na Europa, e a forma como será implementado. Há ainda detalhes sobre a forma como está a ser pensada a privacidade e o controle do acesso a dados, e a informação sobre quem os viu e utilizou.
Em destaque
-
Multimédia
Sweekar quer ser um Tamagotchi para os tempos modernos (com IA incluída) -
App do dia
Acompanhe satélites, planetas e fenómenos espaciais com a AstroAlert -
Site do dia
#PressPlayTogether incentiva pais e filhos a jogar em conjunto com mais responsabilidade e segurança -
How to TEK
Tem iPhone atualizado com o iOS 26? Saiba como tirar partido das novas ferramentas das mensagens
Comentários