Uma visita ao Centro da NASA, em inglês conhecido como NASA Headquarters, em Washington D.C, é o primeiro prémio do grupo vencedor do concurso nacional FCT NOVA Challenge 2020, dinamizado pela Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade Nova de Lisboa (FCT NOVA). A competição procura os próximos cientistas portugueses e, pela primeira vez, as inscrições estão também abertas a alunos de escolas profissionais.

O FCT NOVA Challenge consiste numa competição entre equipas de três a cinco estudantes, orientados no máximo por dois professores, que deverão conceder ou construir um projeto que se traduza numa resolução prática de um problema concreto de ciência ou engenharia, que pode passar por uma metodologia inovadora. “Idealmente, as experiências empregues pelos alunos no FCT NOVA Challenge devem contribuir para o avanço da ciência”, explica a Faculdade em comunicado.

Na sua 5ª edição, o concurso apresenta este ano várias novidades. Para além dos estudantes do 12º ano dos cursos científico-humanístico de ciências e tecnologias e científico-humanístico de ciências socioeconómicas, também os alunos de escolas profissionais podem candidatar-se ao prémio.

FCT Nova Challenge 2020
FCT Nova Challenge 2020

Também pela primeira vez todos os estudantes poderão ver os seus projetos ou trabalhos expostos e premiados na apresentação pública dos projetos, que antecede a sessão de entrega de prémios, agendada para 5 de junho.

OE2020: exploração do espaço em destaque no orçamento da ciência, tecnologia e ensino superior
OE2020: exploração do espaço em destaque no orçamento da ciência, tecnologia e ensino superior
Ver artigo

O grupo vencedor terá a oportunidade de viajar até aos Estados Unidos da América para visitar o Centro da NASA em Washington DC, sem qualquer custo de despesas de deslocação e alojamento, com a viagem prevista para se realizar na segunda quinzena do mês de julho, numa data a ajustar com o grupo vencedor. Para o 2º e 3º lugares o concurso disponibiliza um prémio monetário de 2.000 e 1.000 euros, respetivamente.

Os participantes terão ainda a oportunidade serem reconhecidos como a melhor apresentação na cerimónia de entrega de prémios, e com isto terem direito a um curso de empreendorismo da FCT NOVA, e a melhor apresentação na mostra de trabalhos, neste caso às três equipas que tenham reunido o maior número de votos. Em jogo está a participação numa escola de verão da FCT NOVA, orientada para alunos do Ensino Secundário. Serão também atribuídas menções honrosas não pecuniárias aos trabalhos que "mostrem um elevado nível de criatividade e inovação" e diplomas de participação a todos os concorrentes.

Uma competição organizada em três fases. Vencedores são conhecidos em maio

O concurso encontra-se dividido em três fases. A primeira, relativa às inscrições, teve início est terça-feira e termina a 20 de março, seguindo-se a submissão dos trabalhos online, entre 21 de março e 27 de abril. A última etapa é a da avaliação dos trabalhos, e acontece entre 28 de abril e 18 de maio. Os resultados serão comunicados no dia 25 de maio, com o vencedor a ser escolhido através de uma votação, por todos os participantes e visitantes.

Contando com o apoio da Direção Geral da Educação e da Embaixada dos Estados Unidos da América, o concurso pretende promover o conhecimento científico entre os jovens portugueses e a consequente criação de novos talentos na área da ciência, tecnologia e engenharia, áreas de investigação e ensino da FCT NOVA. Em quatro anos foram 16 os estudantes que tiveram a oportunidade de conhecer o Centro da NASA.