Explorar a infraestrutura do Google Cloud. É esta a proposta de um site que lhe dá a escolher conhecer que forma a Google trabalha em três diferentes áreas: análise de dados, encriptação de dados e "contentores de operações".

Através de três verdadeiras "viagens" às infraestruturas do Google Cloud, a plataforma online interativa organiza os diferentes processos em etapas. O objetivo é que compreenda as fases de cada método, mesmo nunca estando dentro de um destes serviços.

Na encriptação dos dados, por exemplo, o site explica de que forma o Google Cloud protege a informação dos utilizadores. Nesta "história" em concreto, a plataforma destaca as etapas que a empresa toma para proteger os seus dados.

Google Cloud Infrastructure

Assim que estiver registado no Google Cloud os seus dados são encriptados, sendo encaminhados para o ponto de presença mais perto, com a empresa a garantir que conta com mais de 100 em todo o mundo. De seguida, a informação "viaja" para um data center para serem criadas chaves de encriptação e a próxima fase é o armazenamento dos dados no serviço de gestão da encriptação, apenas desencriptados para o utilizador quando aceder à informação.

Se não sabe de que forma estão organizados os data centers da Google, o site também dá uma ajuda, identificando cada área e explicando as tarefas de cada uma delas. Num globo terrestre rotativo pode ainda conhecer as localizações das várias infraestruturas do Google Cloud.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.