Explorar a infraestrutura do Google Cloud. É esta a proposta de um site que lhe dá a escolher conhecer que forma a Google trabalha em três diferentes áreas: análise de dados, encriptação de dados e "contentores de operações".

Através de três verdadeiras "viagens" às infraestruturas do Google Cloud, a plataforma online interativa organiza os diferentes processos em etapas. O objetivo é que compreenda as fases de cada método, mesmo nunca estando dentro de um destes serviços.

Na encriptação dos dados, por exemplo, o site explica de que forma o Google Cloud protege a informação dos utilizadores. Nesta "história" em concreto, a plataforma destaca as etapas que a empresa toma para proteger os seus dados.

Google Cloud Infrastructure

Assim que estiver registado no Google Cloud os seus dados são encriptados, sendo encaminhados para o ponto de presença mais perto, com a empresa a garantir que conta com mais de 100 em todo o mundo. De seguida, a informação "viaja" para um data center para serem criadas chaves de encriptação e a próxima fase é o armazenamento dos dados no serviço de gestão da encriptação, apenas desencriptados para o utilizador quando aceder à informação.

Se não sabe de que forma estão organizados os data centers da Google, o site também dá uma ajuda, identificando cada área e explicando as tarefas de cada uma delas. Num globo terrestre rotativo pode ainda conhecer as localizações das várias infraestruturas do Google Cloud.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.