Este ano o Web Summit passou para o digital devido à pandemia de COVID-19 que estamos a enfrentar. Mas isso não impediu à organização liderada por Paddy Cosgrave de reunir um vasto elenco de nomes ligados a diferentes áreas tecnológicas para o seu calendário de três dias, decorrendo entre os dias 2 a 4 de dezembro.

Recentemente, Paddy Cosgrave admitiu que “teria sido mais fácil cancelar o evento”, mas quebrar o compromisso feito estava fora de questão, por mais complicado que fosse. O líder da organização referiu que o evento digital custou pouco mais de 20 milhões de euros a realizar, apontando os custos e o tempo dos engenheiros internos e externos que demoraram nove meses a construir a plataforma online que vai suportar o Web Summit.

Para ajudar nos conteúdos, estiveram 250 pessoas envolvidas no processo, sendo que grande parte das filmagens foi feita em Portugal, para manter um “sabor português”, mesmo que para consumo digital.

A lista de oradores é vasta e o calendário completo já está disponível online. Existem muitos nomes interessantes nas cabeças de cartaz, como Jimmy Wales, o fundador da Wikipedia, Brad Smith presidente da Microsoft, Eric Yuan, o fundador do Zoom e Laing Hua, da Huawei. Há outras personalidades portuguesas, incluindo membros do governo, o Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa e o Primeiro-Ministro António Costa, mas também do desporto, como José Mourinho.

Veja na galeria 10 oradores que não deve perder durante o Web Summit:

Ursula von der Leyen – Presidente da Comissão Europeia
A Europe for Everybody”: dia 2 de dezembro entre as 12h10 a 12h30.

É a primeira mulher eleita presidente da Comissão Europeia, e lidera uma Europa que quer ser líder digital na próxima década. A estratégia na supercomputação, as regras de ética para a inteligência artificial e claro, a conectividade 5G são algumas das pastas que lidera. Na sua intervenção, Ursula von der Leyen pretende dar a sua visão para o futuro da Europa, sob o tema “A Europe for Everybody”.

Jimmy Wales – Fundador do Wikipedia
Q&A with Wikipedia founder Jimmy Wales”: dia 2 de dezembro entre as 11h20 a 12h00.

O Wikipedia dispensa qualquer apresentação, tratando-se da enciclopédia aberta a todos, em formato colaborativo, que pretende informar os cibernautas sobre qualquer assunto. O seu fundador Jimmy Wales vai fazer a abertura do Web Summit através de uma sessão de Perguntas e Respostas sobre a sua visão e o trabalho da Fundação Wikipedia.

Eric Yuan – Fundador e CEO da Zoom
Zooming ahead: The shaping of a new world”: dia 3 de dezembro entre as 17h30 e 17h55.

O Zoom é uma das ferramentas de teleconferência que se destacaram durante a pandemia de COVID-19 deste ano. E é exatamente essa a história que o seu líder Eric Yuan, vai contar à diretora do Business Insider, Alyson Shontell, a jornada desde que criou a empresa, o impacto que teve na pandemia e o futuro das comunicações, com base na necessidade do uso do vídeo e outras ferramentas de colaboração.

Liang Hua - Chairman da Huawei
5G and beyond: The next steps in digital infrastructure”: dia 2 de dezembro entre as 17h00 e as 17h10.

Numa altura em que a Huawei continua a lutar pela sua “sobrevivência” no mercado global do 5G (ainda hoje viu o governo britânico a deixar a empresa chinesa de fora no próximo ano), o tema que o chairman da empresa, Liang Hua é exatamente o sobre os próximos passos da infraestrutura digital baseada no 5G.

Margrethe Vestager – vice-presidente executiva da Comissão Europeia e responsável pela política digital da UE
Conferência de imprensa com Margrethe Vestager”: dia 4 de dezembro entre as 12h00 e as 12h20.

Margrethe Vestager tem sido uma “paladina” na defesa da concorrência saudável no sector empresarial. Tem apontado baterias às gigantes tecnológicas sobre questões de antitrust e competição. Para além da conferência de imprensa, Margrethe Vestager vai participar numa entrevista com o diretor da revista tecnológica Wired, Nicholas Thompson, a realizar-se no dia 4 de dezembro às 14h35.

Sir Tim Berners Lee – Inventor da World Wide Web e cofundador da Inrupt
Realising the web's potential”: dia 2 de dezembro entre as 16h30 e as 17h00.

Sem Sir Berners Lee não haveria a internet, pelo menos como a conhecemos atualmente, graças à sua invenção do world wide web em 1989. Defensor de um novo contrato para a internet, este ano vem conversar sobre o seu novo projeto na Inrupt, que visa garantir um lugar na web para todos. Sir Berners Lee vai também dar uma conferência de imprensa logo de seguida, às 17h00, juntamente com o seu sócio da Inrupt, John Bruce.

Brad Smith – Presidente da Microsoft
Technology and an inclusive economic recovery”: dia 3 de dezembro entre as 18h00 e as 18h20.

Um dos líderes da Microsoft é um repetente do Web Summit e vem este ano falar como a tecnologia digital, que tem inúmeros benefícios para a sociedade, também tem potenciais ricos na nossa privacidade e segurança. Na sua intervenção vai falar como é que os sectores públicos e privados podem trabalhar juntos para garantir que a tecnologia digital beneficia todas as comunidades, ao mesmo tempo que protege os nossos direitos.

Young Sohn – Presidente da Samsung
The next wave: Driving into the future, from autonomous to AI”: dia 2 de dezembro entre as 15h05 e as 15h25.

A intervenção do presidente da Samsung não será sobre smartphones ou 5G, mas sim sobre inteligência artificial, mais concretamente na indústria da condução. Vai falar sobre a evolução dos veículos autónomos, e como os seus dados podem ser valorizados nas análises através de IA e Deep Learning para melhorar os equipamentos.

Marc Raibert – Fundador e chairman da Boston Dynamics
Boldly going where no human can” – dia 2 de dezembro entre as 16h05 e as 16h20.

No ano passado, Marc Raibert trouxe a Lisboa o seu “cão robótico” Spot, deixando a plateia do anfiteatro da Altice Arena de “boca aberta” com a demonstração da autonomia do robot em palco. Este ano, vem falar de como os seus robots estão a visitar locais que os humanos não podem chegar, como por exemplo Chernobyl, onde ocorreu a explosão da central nucelar nos anos 1980.

Patrick Brown – CEO da Impossible Foods
Is a meat-free world Impossible?” – dia 4 de dezembro entre as 17h05 e as 17h25.

A Impossible Foods é um unicórnio tecnológico que tem suscitado muita curiosidade pelas suas descobertas de carne “sem carne” dos animais. E na sua intervenção vai mesmo discutir como o fim do uso dos animais para a comida é um passo crucial para combater o aquecimento global. Vai também fazer um balanço da empresa este ano, assim como seus plaos ambiciosos de crescimento em 2021.

O SAPO TEK vai estar a acompanhar tudo o que se passa no Web Summit e pode seguir aqui as principais notícias e intervenções com a nossa equipa. Se tiver sugestões ou recomendações de talks e startups envie-nos um email.

Nota de redação: Foi feita uma correção relativa à central nuclear de Chernobyl.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.