O novo Coronavírus não tem deixado ninguém indiferente e nas redes sociais são vários os utilizadores a partilharem dicas para os portugueses estarem entretidos em casa. A prática de exercício físico tem sido um dos conselhos e, neste artigo, compilamos cinco aplicações que o podem ajudar a manter o foco nestes dias em que o isolamento social pode fazer a diferença.

Fazer exercício físico, adaptado às condições de cada pessoa, sempre foi algo benéfico para a saúde de qualquer pessoa, mas, com a "correria" habitual da vida da maior parte dos cidadãos, nem sempre é fácil cumprir com esta que é, para muitos, uma meta a alcançar todos os anos. No entanto, numa altura em que uma nova pandemia chegou ao país, mais tempo em casa pode também significar maior disponibilidade para fazer exercício físico.

Depois de várias figuras públicas aproveitarem o momento para divulgarem alguns exercícios que podem ser feitos em casa, o SAPO TeK reuniu cinco apps que também o podem ajudar a manter-se em forma. Vai aproveitar o tempo livre para novos desafios?

Confira as sugestões de apps de exercício físico.


Com esta app pode treinar 2 minutos em casa (e não mais de 15)

Se ainda não tinha ouvido falar do Q48 hoje é o dia, e na forma de app oficial. O método “Queima de 48 Horas” para treinar sem nenhum equipamento já anda por aí há algum tempo e tem ganho popularidade.

O Queima de 48 Horas foi criado por Vinícius Possebon e consiste num conjunto de exercícios diários, que pode fazer facilmente em casa (ou no exterior), já que não necessita de nenhum tipo de equipamento.

Do género HIIT (High Intensity Interval Training), os exercícios são mostrados em vídeos exemplificativos e duram de entre dois a 15 minutos no máximo.

A Q48 Oficial está disponível para Android e iOS. Tem acesso gratuito, mas fique desde já a saber que muitas das opções que podem ser mais  interessantes são pagas.


Mantenha-se em forma com a Sworkit: um personal trainer virtual à sua medida

Mesmo que seja um completo principiante ou tenha uma agenda muito atarefada, a Sworkit promete ser um personal trainer na palma da sua mão, permitindo personalizar as sessões de treino à medida das suas necessidades.

Se ficar em forma é uma das suas resoluções para 2020, mas tem uma vida atarefada que nem sempre permite a ida ao ginásio, a Sworkit pode dar-lhe uma ajuda a cumprir o seu objetivo e começar o ano de forma mais saudável. A aplicação disponibiliza não só uma série de exercícios que podem ser realizados em casa sem qualquer tipo de equipamento extra, mas também permite personalizar as sessões de treino à medida das suas necessidades.

Numa interface com um design simples, o utilizador pode escolher que tipo de exercícios quer fazer, desde treinos de força a aeróbicos, não esquecendo alongamentos, pilates ou até mesmo yoga. Mesmo que seja um principiante ou tenha dificuldade em executar certos movimentos, a Sworkit apresenta uma série de exercícios menos intensos, para que possa manter-se saudável sem pôr em risco a sua condição física.

Depois de escolher o tipo de treino que quer fazer, o utilizador necessita apenas de indicar a duração da sessão, tendo até a possibilidade de ajustar o tempo entre cada exercício. Ao longo do treino, a Sworkit apresenta também animações para cada um dos movimentos a realizar, cada surja alguma dúvida. Além disso, para não perder “o fio à meada”, a Sworkit demonstra-lhe o seu progresso.

A Sworkit está disponível tanto para Android, na Play Store, como para iOS, na App Store, sendo possível ainda integrá-la em aplicações como a Apple Health ou até mesmo o MyFitnessPal. Após um período gratuito de sete dias, para continuar a usá-la, o utilizador terá de subscrever a uma assinatura mensal, que ronda os 3,99 euros, ou anual, por 99,99 euros.


De maneira gratuita ou paga, a Freeletics só quer que os seus utilizadores fiquem em forma

As criticas são na generalidade positivas e muitas referem a opção pela versão paga, com direito a treino personalizado, ou ao “coach” Freeletics. Mas esta app de treino físico também tem propostas para quem não quer gastar dinheiro.

A popularidade que a Freeletics tem ganho nos últimos tempos parece justificada. Os criadores da aplicação apostaram na disponibilização de vários recursos, bem organizados e explicados, “embrulhados” num aspeto clean, e merecem comentários positivos por parte dos utilizadores.

Há duas formas de usar a Freeletics: gratuitamente ou pagando. De forma gratuita tem direito a escolher entre vários treinos gerais, de nível iniciante ou intermediário, e depois diferenciados consoante a zona do corpo que trabalhem e com indicação da duração e grau de dificuldade dos mesmos.

Cada um dos exercícios é explicado individualmente e, normalmente, apresentando um exercício alternativo de menor dificuldade.

Na forma paga terá direito à elaboração de um treino personalizado que vai sendo adaptado consoante os progressos registados e a um coach dotado de Inteligência Artificial que promete ficar a conhecê-lo cada vez mais à medida que treina, aconselhando-o melhor. Os valores são semanais e variam consoante o tempo de treino e se pretende também fazer um plano nutricional.

A Freeletics está disponível para dispositivos Android e iOS.


Quer ajuda a alcançar os seus objetivos? Crie listas de tarefas e o Goal Meter avalia o seu desempenho

Perder peso ou simplesmente melhorar a sua rotina de trabalho pode ser uma tarefa mais fácil com esta aplicação,  através de um planeamento organizado daquilo que tem de ser feito.

Tendo como objetivo criar bons hábitos no utilizador, o Goal Meter irá pedir para se registar através do Facebook ou da conta de Gmail. Assim que o Goal Meter estiver instalado pode criar logo a sua lista de tarefas para alcançar aquilo que tanto quer.

E de que forma é que a aplicação lhe ajuda nesta tarefa? O Goal Meter avalia o cumprimento das suas tarefas, de forma a maximizar a realização de objetivos e o acompanhamento de hábitos.

Para que isso seja feito de forma organizada, a aplicação apresenta uma planificação diária e semanal, independentemente de os seus objetivos serem de curto ou longo prazo.

Caso ainda não saiba em concreto quais são os seus objetivos a aplicação apresenta-lhe vários modelos, como o de saúde, trabalho, dieta ou exercício.

Goal Meter é uma aplicação gratuita e está disponível para dispositivos Android e IOS


Atenção homens: “perca peso em 30 dias” através de uma app

Ou pelo menos é o título desta app que espera ser milagrosa ao diminuir a barriguinha de cerveja de qualquer homem.

Embora não existam ideias milagrosas para perder o peso, para além de “fechar a boca”, a disciplina na alimentação e exercício são vitais para manter o corpo em forma. A empresa Leap Fitness Group é especialista em aplicações destinadas ao exercício e a ajuda nos utilizadores perderem peso, e sem sair de casa. Para tal, a aplicação “Perca Peso em 30 Dias para Homens” dedica-se à eliminação da gordura abdominal, o excesso de gordura do peito, ou seja, eliminar os belos “pneus” da barriga dos utilizadores.

A aplicação oferece um plano de 30 dias e os utilizadores apenas necessitam de gastar 5-10 minutos diários para “perder peso e manter a forma”. A pensar nos utilizadores com excesso de peso e com problemas de articulações, a app oferece uma opção de baixo impacto. Segundo a descrição da app, os exercícios dispensam a necessidade do uso de equipamentos, utilizando apenas o peso corporal para perder gordura e ganhar massa muscular.

A aplicação vai acompanhando o progresso do utilizador, mostrando em gráficos a evolução do peso perdido, assim como a queima de calorias. Existem ainda três níveis de dificuldade, de forma a satisfazer não só iniciantes, como os mais experientes. Os treinos foram criados por treinadores físicos profissionais e pretendem ajudar os utilizadores a trabalharem as respetivas áreas do corpo visadas na app.

Pode fazer o download gratuito da aplicação em versão Android e iOS.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.