Andou o ano todo a dizer que o seu smartphone estava lento, as aplicações demoravam uma eternidade a abrir e à hora do almoço já tinha que dar um “encosto” do carregador à bateria? Talvez tenha finalmente recebido um novo smartphone como prenda.

Os smartphones são cada vez mais sofisticados, independentemente da gama de preços que optar, e são cada vez mais multifacetados para diferentes usos, desde a habitual comunicação, por voz ou mensagens, como navegar pela internet, consumir vídeos, jogar videojogos, usar apps para tudo e mais alguma coisa. E claro, o trabalho e a escola podem beneficiar bastante desta ferramenta.

Mas depois de abrir a caixa do equipamento, por onde começar? Em primeiro lugar verifique se no interior da caixa não consta uma capa do equipamento. São cada vez mais as fabricantes que oferecem na caixa a capa protetora e isso tem uma razão: as lojas têm dificuldade em conseguir ter capas para os novos modelos durante os primeiros tempos, e as fabricantes não estão interessadas em receber equipamentos danificados com quedas ou vidros rachados nos primeiros dias de utilização. Por isso utilize sempre a capa, para salvaguardar o equipamento.

E no que diz respeito ao software? Fique com algumas sugestões do que fazer, mal liga o smartphone:

1 – Atualize o sistema operativo do smartphone

Lembre-se que apesar do smartphone ser novo, não sabe há quanto tempo o mesmo esteve em stock e há grande probabilidade de o sistema operativo estar desatualizado, sobretudo nas patches de segurança. À partida, quando inicia a configuração do equipamento, o sistema vai verificar se existem atualizações do sistema. Mas caso isso não aconteça, assim que possível force a verificação nas definições do equipamento.

2 – Proteja o seu smartphone de uso indevido

Tenha como uma das prioridades a segurança do seu equipamento. Por isso, mal comece a utilizar o equipamento defina um PIN de quatro dígitos, um padrão e ative o sistema de reconhecimento facial e digitalize o dedo nos sistemas compatíveis com dados biométricos. Será também uma boa ideia criar um processo de recuperação para se precaver caso perca o smartphone. Pode ver como fazer em Android e iOS.

3 – Faça a transferência de dados e contactos da sua conta  

Longe vão os tempos em que tínhamos um caderno em papel com os números de telefone, mesmo que fosse um “back up” para situações de emergência. Atualmente tudo fica registado na sua cloud associada ao serviço e sistema operativo que utiliza, seja a Google no Android ou Apple nos sistemas iOS. Pode fazer a transferência de contactos, dados e configurações a partir da cloud, ou diretamente do equipamento antigo, através das opções disponíveis no smartphone. A melhor opção é manter a sincronização automática para ter sempre os dados guardados na cloud.

4 – Instale as aplicações que necessita

Seja um smartphone iOS ou Android, procure as aplicações que necessita nas respetivas lojas, App Store ou Play Store. Instale as habituais redes sociais como o Facebook, Instagram, Twitter, TikTok ou WhatsApp, todas elas importam as configurações assim que fizer a autenticação. Utiliza os serviços de streaming de filmes e séries? Então adicione as respetivas apps do Netflix, Amazon Prime, Disney+ ou HBO, mediante as assinaturas que mantém ativas. Não se esqueça de outras sempre úteis, como as de navegação como o Waze, os serviços de táxi como o Uber e Bolt ou as financeiras como o MB Way ou Paypal. E claro, no momento pandémico que vivemos, a app STAYAWAY COVID deve ser adicionada às prioridades de instalação. Mas verifique no top das lojas as aplicações mais relevantes, existem sempre novidades que pode interessar experimentar.

5 – Faça as sincronizações dos serviços que utiliza

Agora que já fez as sincronizações de contactos e dados, lembre-se que o smartphone pode ser uma poderosa ferramenta de produtividade. E como tal, devemos ter sempre “à mão” tudo aquilo que necessitamos. Por isso deve sincronizar os serviços como o Google Photos, para que todas as fotografias e vídeos que capte sejam transferidas e acessíveis na cloud. Deve também ligar a Google Drive ou Dropbox para aceder aos documentos que necessita. Configure o seu email, seja uma conta do Gmail ou qualquer outro fornecedor na respetiva aplicação de correio eletrónico. E claro, não se esqueça do Spotify ou outro serviço de música que deve sincronizar para ter as suas playlists sempre acessíveis.

6 – Jogue videojogos. São cada vez melhores

Os smartphones já são a plataforma mais lucrativa de videojogos, significando que há cada vez mais estúdios a criarem experiências mais divertidas e com maior qualidade. Aproveite e instale jogos da Play Store e App Store, visto que a maioria assenta em modelos gratuitos. Mas não se fique apenas pelas propostas disponíveis nas lojas, utilize o smartphone como terminal para os serviços de cloud gaming como o Google Stadia, o PS Now e o xCloud da Microsoft. Como o processamento é feito na nuvem, não tem de se preocupar se o seu equipamento tem capacidade para correr determinado título. Tudo o que precisa é ter uma boa ligação à internet.