Os apaixonados pela fotografia encontraram na Internet o espaço ideal para mostrarem os seus trabalhos ou simplesmente para partilharem a paixão por esta arte com outros.

Tal como tem acontecido com os "normais" diários da Net, o número de fotoblogs tem crescido exponencialmente e nos motores de busca exclusivamente dedicados ao assunto irá perder-se entre os muitos milhares de resultados mostrados.

Antecipando os desejos de um fim-de-semana visualmente agradável, o TeK deixa-lhe um pequeno conjunto de sugestões de blogs de fotografia, que vão desde o fotojornalismo à captura de paisagens.

A maior parte dos sites propostos foram encontrados ao acaso, embora se listem sugestões retiradas das pastas de "Favoritos" dos elementos da redacção.

O Arte Photographica é um dos blogs convidados do jornal Público e vai buscar inspiração à revista "A Arte Photographica", uma publicação que existiu entre 1884 e 1885.

Além das imagens meticulosamente seleccionadas, conte com 10 secções onde se fala, mostra e transpira fotografia.

Ainda entre os media, destacamos o Photo Journal, espaço reservado pelo Wall Street Journal à fotoreportagem.

Aqui seleccionam-se e contextualizam-se várias imagens que marcam o dia, uma em destaque e as restantes acessíveis clicando em "View all photos". O conjunto diário também pode ser visto em slideshow.

O Fine-Art Photoblog é mantido por nove talentosos fotógrafos de seis países diferentes, que mostram os seus variados trabalhos . O site apresenta-se como "qualquer coisa" entre uma galeria, um blog e um motor de busca.

No Pixel Candy trata-se a mãe-natureza e os créditos dos conteúdos, entre imagens e texto, são para Thomas Bonin.

De momento reúne perto de 260 fotos, acompanhadas de títulos sugestivos e com uma pequena explicação do propósito ou do momento da captura, desdobrada quando se clica nas opções de visualização.

Com três categorias a concurso, o Photoblog Awards dá a conhecer e destaca alguns dos melhores diários fotográficos da Web.

Na edição de 2008, Vannilla Days arrecadou o prémio Best European Photoblog.

O fotógrafo de serviço é Peter Carr que no seu espaço online documenta pessoas, explora ambientes urbanos e relaxa capturando as paisagens locais de Liverpool através da sua objectiva.

O Chromasia juntou aos prémios das edições anteriores o galardão na categoria de "Most Popular Photoblog".

O terceiro prémio dos Photoblog Awards 2008 foi para A Walk through Durham Township, como Photoblog of the Year.

O blog é da responsabilidade da norte-americana Kathleen Connally e soma seis anos de existência, onde a fotógrafa tem documentado visualmente os residentes, visitantes, planta, animais, arquitectura e paisagens da Pensilvânia e arredores.

As novas fotos surgem normalmente três a quarto vezes por semana e estão explicadas na secção "Photo Info & Viewer Comments", clicável abaixo das imagens. As fotos mais antigas estão disponíveis nos arquivos. Há ainda espaço reservado as "Best Pictures" - as favoritas da fotógrafa -, área actualizada uma vez por mês.

No rol dos galardoados, mas desta vez em Portugal, destacamos o blog de Joel Santos, vencedor do 6º Prémio Nacional de Fotografia VISÃO|BES, na categoria de "Natureza".

Continuamos em português para deixar como última sugestão uma visita ao Fotojornalismos, onde poderá encontrar imagens, mas essencialmente informação, entre notícias e agenda cultural em redor da arte da fotografia.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.