O projecto do Google Cultural Institute já colocou online algumas das obras mais famosas do mundo artístico e a arte de rua têm também um espaço especial na galeria Street Art, onde murais e grafitis de Nova Iorque aparecem a par das obras pintadas no East End de Londres.

A partir de hoje estão também representados quase duas centenas de trabalhos portugueses, que se juntam à expansão da galeria Street Art que agora envolve mais de 85 parceiros de 34 países.

Ao todo são 90 novas colecções de arte em gif animados que podem ser transportados das paredes de muros e prédios, carros ou até barcos, para o ecrã do computador, mas também para a TV e para os smartwatches.

Portugal já contava com o envolvimento da Galeria de Arte Urbana e hoje passou a incluir dois novos parceiros que já colocaram online 192 novos trabalhos, representados em diferentes cidades portuguesas. O WOOL soma 147 trabalhos, com 8 coleções em imagens e vídeos, e a Urban Creativity conta com 45 trabalhos, reunidos em 2 coleções.

Algumas das imagens podem ser vistas na galeria abaixo mas são exploradas de forma mais completa no site, onde é possível navegar pelas fotos e através de um mapa que aponta a sua localização. O trabalho “Olhos de Coruja”, considerado um dos 25 melhores de 2014, também faz parte da galeria.

A arte de rua tem entre os seus expoentes mais reconhecidos o edifício 5Pointz, em Long Island, Nova Iorque, que ficou conhecido como o "Graffiti Mecca" mas as exposições a céu aberto têm registado nos últimos anos um crescimento significativo à medida que as pessoas e as próprias autarquias reconhecem o valor de transformação artística adicionado, retirando o estigma de marginal a estas demonstrações.

A ligação do projecto a outras plataformas, nomeadamente a TV, os telemóveis e os wearables com Android Wear alargam ainda mais o alcance da iniciativa. Através do Chromecast qualquer utilizador pode visitar a galeria no ecrã da TV com cerca de 250 trabalhos, entre os quais alguns portugueses.

Os smartwatches Android Wear podem também ser personalizados com trabalhos de duas dezenas de artistas através da aplicação Street Art watch face que permite mudar o fundo do relógio de forma fácil.

A Wool, um dos parceiros portugueses do Street Art, vai também desenvolver uma aplicação para smartphones Android que será disponibilizada em breve na loja Google play.

Desde que a Google juntou a arte de rua à sua colecção online o número de instalações representadas já mais do que duplicou, abrangendo países como a Suécia, Argentina, Reino Unido e naturalmente os Estados Unidos.

O vídeo abaixo mostra um pouco dos projetos e instalações em várias partes do mundo.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico