Há muitas melhorias que os moradores de cidades de média e grande dimensão costumam colocar na sua lista de desejos, mas uma das mais repetidas está relacionada com o funcionamento dos transportes públicos, e informação sobre percursos e horários diretamente no telemóvel.

A mobilidade dentro das cidades é um desafio para os utilizadores mas também para as autarquias e as empresas de transportes, que precisam de ferramentais mais eficientes para gerir a alocação de recursos de forma mais inteligente, desincentivando a utilização de transportes privados e reduzindo as emissões de carbono que continuam a ser um dos principais problemas das grandes urbes.

Muito está ainda por fazer, mas hoje o TeK destaca algumas aplicações que podem ajudá-lo a deslocar-se de forma mais eficiente e rápida na cidade, recorrendo ao computador ou ao smartphone.

Em Portugal as informações de percursos e horários estão já disponíveis para Lisboa e Porto para alguns dos principais meios de transporte, mesmo que nem sempre sejam tão fiáveis como seria de desejar e não façam a integração completa e entre os dados de todas as operadoras, um aspeto que ainda tem de ser melhorado e que exige a coordenação das várias entidades e a interoperabilidade dos dados.

Verifique nas próximas páginas algumas sugestões de ferramentas a consultar no seu browser ou a instalar no smartphone.

Próxima página: Passear em Lisboa com o SAPO Transportes

Passear em Lisboa com o SAPO Transportes

Com uma versão web e uma versão para smartphones Android o SAPO Transportes tem detalhes sobre os itinerários possíveis para qualquer ponto (origem ou destino) da capital. A informação pode ser obtida por modo de transporte e é também possível consultar as paragens cobertas por cada operador, bem como guardar a informação disponível nos favoritos.

O site e a aplicação contam com o apoio da Transporlis e por isso, não sendo uma app oficial dos operadores de transportes envolvidos garante informação fidedigna. Pelo menos algumas vezes, como se pode ver por algumas queixas dos utilizadores.





O desempenho também não é sempre perfeito na pesquisa de informação, mas pode ainda consultar os tarifários e horários de vários fornecedores de serviços.

A aplicação para plataformas Android é gratuita e pode ser descarregada no Google play.

Próxima página: Move-me pelo Porto e também por Lisboa

Move-me pelo Porto e também por Lisboa

Uma boa opção para quem se desloca no Porto, ou em Lisboa é o Move-me, que reúne dados de vários operadores e permite planear viagens combinando várias opções.

A aplicação Android permite ainda consultar tempos de espera e próximas partidas para um determinado local, ou encontrar as paragens mais próximas de uma determinada localização.

Outro ingrediente interessante do Move-me é a disponibilidade de informação sobre pontos de interesse que o utilizador pode obter selecionando um determinado raio de abrangência.





A aplicação para o Porto pode ser descarregada na loja de aplicações da Google, assim como a de Lisboa.

Próxima página: O Google também calcula os transportes a par do trânsito

O Google também calcula os transportes a par do trânsito

A Google tem vindo a adicionar funcionalidades aos seus mapas, colecionando informação e parcerias que vão garantindo dados sobre o trânsito mas também sobre os transportes.

Qualquer pesquisa que envolva direções permite ver o percurso em carro e transportes públicos, com o tempo de demora e as várias ligações necessárias entre diferentes redes de transporte para chegar ao destino pretendido





Próxima página: Oficialmente pelo Metro… em Lisboa

Oficialmente pelo Metro… em Lisboa

O Metro de Lisboa tem também uma aplicação oficial que pode ser um recurso alternativo para quem só usa este transporte em Lisboa.

O mapa das estações aparece em conjunto com informação útil, sobretudo em dias de perturbações: os utilizadores podem receber, em tempo real, mensagens sobre o estado de circulação nas diversas linhas.

Há ainda dados de horários e tarifários, novidades e a possibilidade de descobrir a estação mais próxima de si e pontos de interesse nas imediações.








Qualquer alternativa de transporte privado acaba por ser - normalmente - mais penalizadora para o ambiente, mas se não quiser usar transportes públicos pode ainda experimentar deslocar-se de Táxi.


Nós experimentámos e achámos algumas aplicações bastante úteis.


E já agora boa viagem, porque o trânsito está verdadeiramente caótico.