Aprender línguas é algo que para muita gente não é apenas um desejo mas uma obrigação. São cada vez mais as funções profissionais que obrigam ao contacto com outras línguas e a própria utilização crescente da Internet amplifica o potencial de contacto com outras línguas e torna mais importante que se tenha, pelo menos, umas luzes.

A pensar nisso, hoje deixamos algumas dicas de locais onde pode aprender línguas online de forma gratuita, experimentar métodos de ensino, ou testar o seu nível de conhecimento. Como no mundo, também nesta sugestão predomina a língua inglesa.

Exercícios escritos e falados são a receita usada pelo Livemocha para ensinar línguas a quem passa por esta plataforma de serviços gratuitos que, segundo site, reúne uma comunidade de 4 milhões de utilizadores. Estão disponíveis conteúdos em mais de 30 idiomas com mais de 150 aulas disponíveis para cada um deles. Junte-se um esforço dos promotores para colocar a comunidade em interacção e é assim o Livemocha. Para quem chega pela primeira vez ao site pode também testar o nível de conhecimento na língua que pretende aprender.

http://imgs.sapo.pt/gfx/485426.gif

Outra morada a visitar para quem está interessado em aprender outras línguas que não a sua é a do Interpals. O conceito é o de uma rede social e foge à tradicional lógica de uma escola de línguas. Aqui há uma comunidade de pessoas interessadas em praticar uma qualquer língua que estejam a aprender. Dizem qual a sua língua nativa, escolhem a língua de "destino" e encontram um parceiro para praticar.

http://imgs.sapo.pt/gfx/485428.gif

Alguns dicionários online começam também a avançar na área do ensino de línguas online. É o caso do Babel que, embora ainda embrionária, estreou recentemente uma oferta de aulas de inglês. Só estão disponíveis as primeiras aulas e dirigem-se a quem não tem ou só tem conhecimentos muito básicos de inglês e visam sobretudo conteúdos práticos do dia-a-dia. A mesma ferramenta está também disponível para francês, alemão, italiano e espanhol.

http://imgs.sapo.pt/gfx/485430.gif

Entre as várias empresas que no país mantêm ofertas de cursos de línguas também não é difícil encontrar algumas ferramentas online, que podem ser de maior ou menor utilidade.

O Wall Street Institute é uma das permite testar online o nível dos conhecimentos em inglês do potencial aluno e enquadrá-lo nos níveis pelos quais a escola divide os seus cursos. Online o WSI disponibiliza também um tradutor de inglês-português e português-inglês.

http://imgs.sapo.pt/gfx/485423.gif

A página de Internet do British Council é outro local online possível para quem quer testar os conhecimentos de inglês, mas por aqui há outras opções para um aprendiz da língua de William Shakespeare. Esta Central Online permite aprender gramática, praticar a língua em diferentes áreas, aceder a podcasts, interacção social, entre outras opções. Nem todos estes conteúdos têm acesso gratuito mas boa parte tem e pode ser útil para um autodidacta ou candidato a falante em inglês. Importante sobre o Centro Online do BC é referir que está todo em inglês, pelo que desfrutar dos conteúdos que oferece requer algum conhecimento prévio da língua.

http://imgs.sapo.pt/gfx/485422.gif

Para quem anda à procura de formas de praticar ou esclarecer dúvidas e já tem algum nível de conhecimento também pode ser útil passar pelo Learn English onde estão dezenas de exercicios.

Ainda no que se refere à oferta do British Council, importa referir que está também disponível uma área de conteúdos inglês, para aprender e praticar dirigida aos mais novos, esta sim de carácter totalmente gratuito. É possível ouvir uma canção, ler uma história, jogar, realizar actividades no computador ou imprimi-las.
http://imgs.sapo.pt/gfx/485421.gif

Voltando às ofertas online de escolas que, no mundo virtual ou físico, oferecem cursos pagos pode ainda ser interessante dar um salto à English Town. Além dos cursos online, pode encontrar em várias escolas, esta plataforma ligada à Universidade de Cambridge, permite experimentar durante uma semana o método de elearning o que pode ser interessante para quem está curioso sobre um curso neste formato e quer saber mais sobre o método.

Cada escola tem o seu mas há pontos que se cruzam na maior parte deles. A oferta de uma semana dá acesso a todo o universo de conteúdos e à comunidade de estudantes da escola.
http://imgs.sapo.pt/gfx/485427.gif




Cristina A. Ferreira