Não, não fomos à procura das consolas de jogos mais recentes e poderosas – como o são a PlayStation 4 ou a Xbox One X, por exemplo –, fomos sim em busca dos modelos que mais fizeram sonhar os jogadores ao longo do quase meio século que já leva a história deste conceito de entretenimento eletrónico.

E tivemos um relativo sucesso, pois há modelos neste percurso que se revelaram incrivelmente originais e inovadores tendo em conta a época, assumindo-se mesmo como uma “pedrada no charco” que sempre foi o mercado das consolas de jogos desde que surgiram oficialmente.

E são muitas as gerações em que a Wikipedia, um dos maiores “depósitos” de informação online (oficial ou oficiosa, mais ou menos confirmada…), divide a história das consolas de jogos, com os modelos atuais a fazerem parte das gerações oito e nove.

Por outro lado, também não procurámos pelos modelos que ajudaram a fazer a divisão entre a era antiga e a era moderna das consolas de jogos, a nosso ver. Este novo ponto de vista enquanto jogadores nascidos no início da década de 80 (e “consumidores” intensos de produtos do género nos anos 90) destaca a SEGA Saturn e mítica PlayStation original como pontos de viragem…

As nossas atenções na galeria abaixo estão sobre as consolas que em nossa opinião apareceram de repente e com designs fora do normal, ajudando a mudar o curso da história dos videojogos jogadores num ambiente de consola e plataforma equivalente, isto por contraponto com os sistemas de jogos assente no computador pessoal.

Disso são exemplo o carismático Game Boy e vários modelos Atari, sendo que vários têm sido recuperados para os tempos modernos sob a forma de dispositivos de jogo que unem o passado e o presente da tecnologia. A nova consola Atari já está a colocar os fãs em espera, enquanto outros exemplos como as bem-sucedidas Nintendo Classic Mini NES e SNES.

Nintendo em destaque

Neste sentido, há uma empresa de consolas de jogos a que é quase obrigatório dar atenção redobrada, pois foi, ao longo das décadas, a marca que mais inovou e arriscou mudar, isto no que diz respeito a formatos de consolas de jogos fisicamente diferentes. E também distintas no modo como se foram “reciclando” e posicionando no mercado dos videojogos em geral.

Aliás, a Nintendo assim hoje tem esse condão, mostrando que mesmos nos tempos que correm, muito mais vertiginosos ao nível do desenvolvimento da tecnologia em geral, consegue surpreender. Basta olhar para a novíssima e interessante Switch para constatarmos esse facto.

Essa última consola da galeria acima é mesmo a única a ser tida como originária em 2017, compondo isolada a 9ª geração, visto que a nova Xbox One X, também do ano passado, pode ser considerada um upgrade às versões One e One S.

Se tem uma das sete consolas de jogos neste grupo em casa (estão aqui sete, mas podiam ser muitas mais…), então damos-lhe os nossos parabéns: podem não ser as mais poderosas, mas são certamente uma das mais originais e inovadoras para a altura em que foram lançadas. Guarde-as como se fossem tesouros e… jogue!

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.