A tradição é americana mas hoje é assinalada também em alguns países da Europa, como o Reino Unido ou França. Amanhã é dia de Black Friday nos Estados Unidos. A data marca o arranque da quadra natalícia e das compras com o comércio a fazer grandes descontos nos produtos. na sexta tradicionalmente nas lojas físicas, e na segunda-feira seguinte nas lojas online (CyberMonday) se bem que hoje já há pouca distinção entre as duas datas e muitas lojas aproveitam para fazer descontos todo o fim de semana online e offline.



Em Portugal já existiram algumas tentativas mas a moda ainda não pegou muito por culpa da falta de ambição dos lojistas nos descontos apresentados. No entanto, algumas lojas marcam a data e, chamando-lhe Black Friday ou não, aproveitam o fim de semana para reduzir preços.

[caption]descontos na Apple[/caption]

Há também as multinacionais norte-americanas com lojas online em Portugal, como a Apple, que assumem a sexta-feira negra por tradição. A marca da maçã limita os descontos ao dia 23 e no teaser no site informa que o dia de compras nas usas lojas online será especial.



O nível dos descontos ainda não é conhecido, mas a aplicarem-se os valores do ano passado, os Mac terão descontos na ordem dos 100 euros e a família iPad ficará por metade desse valor, por exemplo.



A Fnac, que costuma assinalar a data, este ano voltou a fazê-lo mas antecipou-se e lançou a Black Friday no fim de semana anterior. Para este fim de semana sobre as campanhas habituais que a empresa vai fazendo, para a loja online e lojas físicas. Os descontos da semana estão agrupados numa área especifica do site que pode consultar aqui.



Claro que vale a pena olhar com atenção antes de se entusiasmar, porque se é verdade que há efetivamente bons descontos na lista, também há produtos que se mantêm exatamente aos mesmos preços. Esta semana a marca diz que tem produto com descontos até 72%.



Ainda olhando à oferta local assegurada por multinacionais, vale a pena referir a Oysho, marca do grupo Inditex para roupa interior e de dormir. A loja online já em 2011 assinalou a data com descontos e este ano prepara-se para fazer o mesmo.

[caption]Worten[/caption]

Em lojas portuguesas como a Worten também será possível encontrar descontos - neste caso durante todo o fim-de-semana - mas sem referências à Black Friday. Entre 23 e 25 de novembro a retalhista oferece 20% de desconto em todas as compras. A nuance é que o desconto é só para usar mais tarde…em novas compras. É um desconto em talão. O valor terá de ser gasto nos 30 dias seguintes, a partir da próxima segunda-feira.



Mais estendida no tempo, a Radio Popular tem mantido em vigor a campanha Preços de Amigo que oferece descontos a uma seleção de produtos em catálogo, onde a área da eletrónica está bem representada. No continente a campanha, iniciada a 12 de novembro, termina no dia 25. Nas ilhas estende-se até 2 de dezembro.



Nas restantes lojas de eletrónica não encontrámos promoções específicas para o fim-de-semana. Já dominam as campanhas de Natal.



Claro que pode também aproveitar a ocasião para tirar partido das promoções internacionais em sites que estão disponíveis a partir de Portugal, como o site da Amazon. Na homepage do site já está a ligação para a zona de descontos, que se prolongam por uma semana.

[caption]Nome da imagem[/caption]