O pretexto é o Dia da Terra, que amanhã se assinala, mas na verdade as preocupações com o Ambiente devem estar presentes de forma permanente no dia-a-dia, até porque as escolhas que fazemos têm impacto na sustentabilidade do planeta, principalmente pela forma como gerimos a energia e os recursos.
Não é a primeira vez que o TeK aborda o tema, e este ano já deu pistas para seguir o rasto da Biodiversidade, dando também sugestões de opções ecológicas para equipamentos velhos e mostrando as opções mais amigas do ambiente nos PCs e noutros equipamentos, como telemóveis.
Hoje decidimos abrir a porta às muitas ferramentas que existem na Internet para fazer cálculos da pegada ambiental, da eficiência energética, emissões de carbono e até consumo de água. Todas - ou quase todas - partem de perguntas sobre o seu dia a dia, os equipamentos utilizados e as opções de consumo para traçarem um perfil de utilização, mas não deixam de lado os conselhos que podem ser úteis na mudança de hábitos.
O site Eco.EDP é um excelente ponto de partida para começar esta rota das simulações. As opções são múltiplas. Pode começar por calcular a sua pegada ecológica e o impacto que as suas acções têm no planeta, respondendo a perguntas simples sobre hábitos diários, como apagar a luz, ou fechar as janelas quando tem o ar condicionado ligado.
Depois pode ficar a saber o seu perfil de consumo de electricidade e qual a potência que deve contratar, ou comparar a eficiência energética dos vários electrodomésticos de linha castanha, onde não entra a electrónica de consumo.
De consulta obrigatória é também a página 10 passos para mudar o seu mundo, que aborda de um ponto de vista mais alargado os comportamentos mais adequados para a eficiência energética.
Bem estruturado e com cuidado na apresentação, o Casa + da ADENE - Agência para a Energia mostra também as áreas onde pode poupar na sua casa, usando como critérios a localização, o tipo de habitação, materiais e equipamentos usados. Dos resultados podem ser retiradas dicas que são úteis para aumentar a eficiência.
Fora dos sites institucionais, vale a pena consultar também os conselhos da Quercus na área do ambiente e da reciclagem, ou as estratégias de poupança da DECO Proteste.
O site EcoCasa, suportado pela Quercus, junta também informação sobre energia, água e mobilidade, incluindo uma série de simuladores de iluminação, comparação de equipamentos e emissões de CO2, entre outros
No Facebook pode encontrar também alguns recursos, como esta aplicação desenvolvida pela Siemens que permite calcular (de forma básica) o seu consumo de água e compará-lo com o dos amigos na rede social.
Todos estes sites são um bom começo para que tome consciência do consumo de recursos e possa gerir essa informação da forma mais "ecológica". Ainda assim a lista não é exaustiva e os recursos espalhados pela Web são muito mais vastos.
Se conhece outros links interessantes não hesite em partilhá-los com todos os leitores na caixa de comentários abaixo.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
World of Warcraft: 20 anos de aventuras, relações e emoções de um dos mais importantes videojogos -
App do dia
Faça a gestão de um cemitério de navios e fique rico -
Site do dia
Fluent é uma extensão do Google Chrome que ajuda a aprender línguas diferentes -
How to TEK
Como instalar a nova versão do Windows 11 com Inteligência Artificial?
Comentários