A Salesforce apresentou a nova edição do estudo Slack Workforce Index, apontando o aumento significativo na adoção da IA e o entusiasmo entre colaboradores de escritório. Houve um aumento de 233% no uso diário da IA ​​​​em apenas seis meses.

O estudo, realizado a 5.000 trabalhadores de escritório em todo o mundo, revela ainda que a IA surge como uma clara vantagem competitiva, com os trabalhadores que a utilizam diariamente a demonstrarem ser 64% mais produtivos e 81% mais satisfeitos com o trabalho, comparando com os colegas que não a utilizam.

O documento refere que os trabalhadores estão a utilizar a IA para evoluir, indo além da mera automatização de tarefas, com a larga maioria (96%) a indicar que utiliza a IA para executar tarefas que anteriormente não tinha competências para o fazer. “os trabalhadores de hoje têm 154% mais probabilidade de recorrer a agentes de IA para ajudar na execução de tarefas de forma mais completa e criativa, em vez de simplesmente automatizar o trabalho”, diz o estudo.

Segundo Denise Dresser, CEO do Slack, o aumento da adoção da IA ​​está a remodelar fundamentalmente o ambiente de trabalho. "À medida que os trabalhadores adotam a IA com crescente confiança, as empresas ganham uma oportunidade clara de gerar maior produtividade e inovação, enquanto os trabalhadores se tornam mais confiantes e realizados."

Nos últimos meses, assistiu-se ao aumento de 60% dos trabalhadores que utilizam IA e 40% a usarem agentes de IA. O estudo salienta que a confiança na IA está a cresce com a utilização, com os trabalhadores que utilizam agentes de IA diariamente a terem o dobro da probabilidade de confiar nos mesmos.

Outros dados apontam que, desde novembro de 2024, a adoção de IA entre os trabalhadores aumentou 50%, sendo que 60% dos profissionais já utilizam IA. Diariamente há mais 233% a utilizar a tecnologia. 40% dos trabalhadores já usaram um agente e 23% delegaram funções a agentes para concluírem no seu nome.

Por outro lado, no que diz respeito à faixa etária de utilização, os Millennials surpreendem como utilizadores avançados de IA, sendo que 30% têm conhecimento profundo, ao passo que a Geração Z tem 22%. 68% dos Millennials utilizam a IA em trabalhos estratégicos, como a elaboração de rascunhos, fazer resumos ou obter ideias. Já 43% dos executivos usam diariamente a IA, 35% dos gestores séniores e 23% dos gestores intermédios.