Assinala-se amanhã o dia mundial das telecomunicações e da Sociedade da Informação, um dia que serve para celebrar a importância do sector para a sociedade e que é celebrado desde 1969, ano em que foi criada a União Internacional das Telecomunicações e se realizou a primeira convenção internacional do sector.



Este ano o tema escolhido para marcar data são as Mulheres e Raparigas na Sociedade da Informação (Women and Girls in ICT), numa espécie de homenagem ao género e alerta para as situações de desigualdades que continuam a existir a vários níveis, mas também no mercado de trabalho, nomeadamente nas TIC.



"A situação é inaceitável e deve ser combatida por todos os meios disponíveis", defende a União Internacional das Telecomunicações no seu site, numa página que reserva para explicar o dia, o tema deste ano e as iniciativas que o assinalam um pouco por todo o mundo. Se consultar o mapa e procurar eventos vale no entanto a pena notar que nem todas as iniciativas lá estão registadas. Portugal, por exemplo, não aparece.



Outra iniciativa da União Internacional das Telecomunicações, mas acessível em site próprio, é um projeto para fomentar o ingresso das mulheres nas áreas profissionais ligadas às TIC. Girls in ICT Portal é o nome da plataforma que explica o que é o dia das telecomunicações e reúne argumentos para incentivar mulheres jovens a endereçar nesta área. O mesmo portal também reúne oportunidades (prémios, networking, formação e trabalho). As oportunidades estão divididas por regiões e áreas de interesse.

[caption]Nome da imagem[/caption]

A nível internacional vale ainda a pena sublinhar que está a decorrer até sexta-feira o Fórum Mundial da Sociedade da Informação, evento que reúne representantes de cerca de 150 países. Também aqui o tema das mulheres nas TIC assume este ano lugar de relevo e é um dos temas em agenda nas reuniões de alto nível que decorreram ontem e hoje no evento.



Os detalhes do Fórum estão na página oficial, que também garante a transmissão em direto de várias sessões.

[caption]Nome da imagem[/caption]

A nível nacional também há iniciativas agendadas para marcar a data. A Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação - APDSI é uma das promotoras de uma iniciativa. As mulheres na Sociedade da Informação é o tema de uma mesa redonda organizada pela associação.

A moderação da sessão está a cargo de Maria Helena Monteiro. Participam Andreia Rangel, responsável de recursos humanos na Cisco; Vera Araújo, da direção de marketing intelligence da Zon; Vera Pereira, diretora de serviços da Meo; Sofia Aureliano, assessora no grupo Parlamentar do PSD; Sara Andrade editora da Vogue online e Sofia Tenreiro, diretora da unidade de negócio de retalho da Microsoft. O objetivo do evento é dar voz à Sociedade da informação no feminino, sem tema determinado à partida.



O evento decorre entre as 16 e as 17 horas no átrio da Casa do Futuro da Fundação Portuguesa das Comunicações, um espaço que acolhe outras iniciativas relacionadas com a data.



A Fundação também acolhe a partir de amanhã um conjunto de novas exposições e a casa do Futuro recebe novas soluções.
Uma das exposições inaugurada amanhã intitula-se FPC Future Lab 4.0: O futuro é infinito, uma mostra sobre as possibilidades de um futuro com muita tecnologia e criatividade.


Quem visita a exposição é convidado a navegar em três diferentes espaços com três diferentes especificidades: Viagem pelo Futuro, O Futuro é espacial e As Redes do Futuro. Em cada um é possível experimentar soluções tecnológicas inovadoras, destaca a organização.

[caption]Nome da imagem[/caption]

A FPC aproveita também a data para homenagear José Ferreira Pinto Basto, divulgando o seu contributo para os estudos de comutação automática e para o desenvolvimento do sector das telecomunicações em Portugal. Uma homenagem prestada no ano em que se celebra o centésimo aniversário do seu nascimento.



As cerimónias agendas para a fundação Portuguesa das Comunicações contam com a presença do presidente do da Anacom, do presidente do Conselho Geral da FPC, José Amado da Silva e do presidente da Portugal Telecom, Zeinal Bava. O encerramento está a cargo do ministro da economia e do emprego, Álvaro Santos Pereira.



Ainda a destacar durante o dia de amanhã é a parceria entre a Fundação da Portugal Telecom e o Museu Nacional de Arte Antiga, que assinala o Dia Mundial das Telecomunicações com entradas livres no espaço entre as 10h00 e as 24h00 e um programa de atividades associado. Quem visitar o museu tem ainda acesso a Wi-Fi gratuito, graças a uma parceria assinada entre o Museu e a fundação PT no início deste ano.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico




Cristina A. Ferreira

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.