Os livros electrónicos estão na moda. Tornaram-se uma espécie de galinha de ovos de ouro para a Amazon, que ainda ontem revelou ter vendido 180 livros electrónicos por cada livro em papel no passado mês de Junho. A culpa é dos leitores de ebooks - neste caso do Kindle - que no mês de Camões reduziu o preço e convenceu mais alguns milhares a experimentar esta forma "portátil" de leitura.



Mas não é só no leitor dedicado que podem ler-se livros electrónicos. O Tablet também serve, o PC ou mesmo o telemóvel. Para este último dispositivo foram nos últimos dias anunciadas algumas novidades, que hoje passamos em revista.




A Optimus anunciou ontem o lançamento de uma parceria com a Porto Editora que resulta na disponibilização aos clientes da operadora da aplicação Resumos Mobile. O principal objectivo do produto é transformar-se numa ferramenta de estudo para os estudantes do Ensino Secundário, como explicam os responsáveis.



Esta Colecção Resumos da Editora Ideias de Ler é uma espécie de guia de estudo para os alunos daquele universo, onde é possível encontrar resumos dos conteúdos programáticos mais importantes, com "remissões oportunas e sistemáticas para cada uma das obras em estudo".

[caption]Nome da imagem[/caption]

Os alunos que usem a aplicação têm ainda acesso a conselhos e sugestões para preparar os exames. Outra funcionalidade da aplicação é a locução da versão resumida das obras abordadas. Explica a Optimus, "respondendo à crescente apetência dos utilizadores pelos audiobooks".



As primeiras obras disponíveis na aplicação são Memorial do Convento, de José Saramago e Felizmente há Luar, de Luís de Sttau Monteiro. Parte das obras estão disponíveis de forma gratuita. A disponibilização total do resumo da obra tem um custo de 2 euros, que assegura a informação no dispositivo móvel durante sete dias. O pedido deve ser feito via SMS.



A aplicação Resumos Mobile está disponível para terminais Java enabled e Symbian S60 (terceira edição), bem para iPhone e iPod Touch.

[caption]Galaxy S[/caption]

Saramago também é "chamariz" num novo dispositivo apresentado ontem pela TMN, já com dois livros electrónicos pré-carregados. O Samsung Galaxy-S é mais um concorrente do iPhone 4 a chegar ao mercado português e, entre os diversos atractivos, inclui os dois livros electrónicos pré-carregados gratuitamente: Levantado do Chão de José Saramago e Eu Amo Você, de Nilton.



A oferta resulta de uma parceria entre a fabricante móvel e a Leya - revelada já anteriormente - e acaba por antecipar a estreia da editora, que em Setembro lança uma loja de livros electrónicos, no mundo dos livros digitais.


Mas sendo um Android Phone o Samsung Galaxy, ou qualquer outro telemóvel que faça uso da mesma plataforma de software, tem caminho facilitado para um largo acervo de literatura em formato electrónico. Para quem já não se lembra, já está disponível uma versão da Kindle Store para Android (e o Android Market também assegura alguma oferta). Na prática, isto significa que os utilizadores de smartphones (versão 1.6 ou superiores) com este sistema operativo têm a garantia de acesso a mais de 600 mil títulos digitais.



Os utilizadores da versão móvel (acontece o mesmo na versão para iPhone e Blackberry, também disponíveis), comparativamente à versão original da loja, só ficam privados de acesso às revistas, blogs e jornais.

[caption]ibooks[/caption]

Como já se percebeu, quem usa iPhone está coberto pelas ofertas até agora descritas, mas não só. A Apple também assegura uma loja dedicada aos livros em formato electrónico, que pode ser acedida por via do Tablet - que ainda não chegou a Portugal - ou do iPhone. Estão disponíveis na plataforma mais de 1,5 milhões de livros.



Em matéria de novidades mais recentes no mundo dos livros electrónicos, falta falar do lançamento ontem anunciado pela Vodafone, que coloca à disposição dos clientes 32 Clássicos da Literatura Portuguesa em formato ebook, para serem lidos no telemóvel.

[caption]Nome da imagem[/caption]

A iniciativa resulta de uma parceria com a editora Atlântico Press e com a plataforma de livros digitais Mobcast e inclui livros de autores como Alexandre Herculano, Almeida Garrett, Bocage, Camilo Castelo Branco, Eça de Queirós, Fernando Pessoa e Gil Vicente.



Os novos títulos integram uma oferta de cerca de 250 títulos que a operadora começou a disponibilizar em Fevereiro deste ano. 'Twilight' e 'New Moon' ou bibliografias da Princesa Diana, Tiger Woods ou David Beckam são outros títulos disponíveis na plataforma.



No que se refere aos clássicos agora anunciados - que serão 18 na fase de arranque do projecto e mais 14 nas próximas semanas - os interessados podem contar com valores entre os 2,49 e os 3,99 euros, dependendo dos livros.



Os clientes da operadora que ainda não tenham aplicação para leitura de eBooks instalada devem passar pelo site do Vodafone 360
para mais informação. A operadora informa que os novos conteúdos estarão também em breve disponíveis nas lojas de aplicações para Android e iPhone.


Fechamos com uma sugestão tradicional e onde podem não haver muitas novidades mas há uma oferta cheia de livros de acesso gratuito. O Projecto Gutenberg, de que já falámos noutras ocasiões e que também tem versões para dispositivos móveis. As compatibilidades estão detalhadas no site, com versão em português.