Em 2014 serão 3.200 as empresas participantes, que levarão aos palcos de Las Vegas, até à próxima sexta-feira, mais de 25 mil produtos. A CES abre hoje à imprensa e amanhã, dia 7 de janeiro, ao público em geral, esperando mais de 150 mil visitantes.

Algumas das tendências já começaram a ser descortinadas, com a apresentação de vários produtos.

No TeK já falámos de dois esta segunda-feira, a Kolibree, uma escova de dentes inteligente que regista hábitos de escovagem com o objetivo de melhorar a saúde oral dos seus utilizadores, e o Tegra K1, um processador para dispositivos móveis com 192 núcleos gráficos da Nvidia.

No campo dos gadgets há vários exemplos a apontar, e de áreas bastante distintas. Além da Kolibree, no campo dos cuidados de saúde os utilizadores também poderão beneficiar do recurso à June, uma pulseira que mede a exposição ao sol e alerta para os excessos.

[caption][/caption]
Desenvolvida por uma empresa denominada Netatmo, esta pulseira liga-se a dispositivos iOS, e monitoriza a intensidade dos raios UV, regista hábitos diários e emite avisos que relacionam o tempo de exposição ao sol e o tipo de pele, calculando o seu impacto.

O gadget seguinte foi concebido para quem gosta ou tem de fazer desporto, mas não tem tempo extra para tal (ou quer mexer-se o mínimo possível).

[caption][/caption]
O TAO WellShell assemelha-se a um rato de computador em "fisionomia" e tamanho e serve para fazer exercícios isométricos.

A aplicação para iOS ou Android adiciona-lhe a possibilidade de "treinar" os seus utilizadores através de 50 exercícios, em que são dadas "dicas " acerca da pressão utilizada e duração. Pode ser usado para resumir tempos de exercício e calorias gastas e programado para contar degraus ou medir o ritmo cardíaco, entre outras funções.

Na edição de 2014 da CES há também uma nova versão do Sphero para conhecer. O pequeno robô de look futurístico para fazer rolar pelo chão com recurso ao smartphone ganhou novos argumentos que prometem deliciar o seu público-alvo.

Segundo a Orbotix, o Sphero 2B é mais rápido, tem mais truques para oferecer e é mais costumizável do que o seu antecessor. Juntá-lo a outro elemento da sua espécie pode resultar em uma animada batalha robótica, garante a empresa.

Entre os gadgets que foram apresentados este domingo estão também as colunas Bluetooth 4.0 resistentes à água da Fugoo.
Inicialmente, as novas colunas vão surgir em três configurações, com diferentes níveis de resistência, consoante as "capas" que as protegem: Style, Sport e Tough.

[caption][/caption]

Se por fora são diferentes, por dentro oferecem a mesma qualidade áudio e tempo de autonomia da bateria - que pode durar até 40 horas -, segundo garante a fabricante.

Esta é apenas uma pequena amostra dos cerca de 25.000 produtos que estarão em exposição naquela que é a primeira montra tecnológica do ano.

No grupo dos grandes temas de 2014, haverá garantidamente espaço reservado para os televisores 4K (de ecrã curvo) - como os antecipados pela LG e pela Samsung -, para as Steam Machines - que já contam com vários parceiros interessados -, para os carros inteligentes - nomeadamente os da Audi -, entre muita e variada tecnologia wearable.

A CES arranca oficialmente amanhã e o TeK promete continuar a dar conta das principais novidades anunciadas.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.