O frio já se sente, as luzes já estão ligadas e os sacos das compras já começam a ocupar espaço nos carros e transportes públicos. Se estes três ingredientes não foram esclarecedores o suficiente, deixe-nos resumir o assunto: o Natal está à porta.
Muitos preferem gastar horas a correr lojas e centros comerciais em busca da oferta perfeita, outros economizam no tempo - e por vezes na carteira - a comprar online. As vantagens do comércio electrónico são muitas, até porque pode procurar produtos que estão disponíveis apenas nas lojas internacionais, evita confusões e consegue comparar preços de forma facilitada e sem sair do mesmo sítio.
Contudo, como sabe, as ameaças a que se sujeita ao optar por este tipo de plataformas também são algumas, principalmente nesta altura do ano. Para facilitar a vida a quem quer comprar online, o TeK preparou um conjunto de regras que deve seguir para evitar dissabores e que vem bem a propósito da Black Friday, um costume norte-americano que infelizmente poucas lojas portuguesas adoptaram.
A primeira recomendação passar por verificar se o browser e o sistema operativo estão actualizados, com as últimas correcções das fabricantes instaladas. Mas, se ficar tentado pelo "negócio da China" que chegou por email, não se esqueça que deve sempre duvidar destas ofertas. Muitos são lixo electrónico com fins maliciosos e o mais provável é que, no fim, a única prenda que tenha adquirido seja um vírus no seu computador.
Entre os problemas comuns nas compras online surge a dificuldade de optar por um vendedor dado o leque de opções que lhe são dadas. Tenha atenção quando procurar na Internet os nomes das lojas. Certifique-se que as letras que digitou estão todas correctas e que a plataforma que escolheu é conhecida, recomendada por alguém que já tenha comprado nesse espaço virtual ou por terceiros - normalmente parceiros.
Lembre-se que as compras na Internet são, geralmente, pagas através de cartão de crédito, mas que pode existir também a opção de pagamento por Multibanco ou à cobrança, aconselháveis quando não tem confiança no site.
Neste ponto entra a segurança dos seus dados. Certifique-se que está num site seguro antes de escrever a sua morada, nome ou detalhes de conta.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
World of Warcraft: 20 anos de aventuras, relações e emoções de um dos mais importantes videojogos -
App do dia
Faça a gestão de um cemitério de navios e fique rico -
Site do dia
Fluent é uma extensão do Google Chrome que ajuda a aprender línguas diferentes -
How to TEK
Como instalar a nova versão do Windows 11 com Inteligência Artificial?
Comentários