É Verão. O calor aperta. Na água é que se está bem. A opinião pode não ser unânime, mas será, certamente, partilhada por muitos. Mas separarmo-nos dos nossos equipamentos tecnológicos durante a época estival nem sempre é fácil…
A pensar nisso, e porque a praia - ou a piscina - prometem cenários propícios a momentos dignos de serem recordados, mostramos-lhe hoje uma selecção de equipamentos capazes de transformar as mais tímidas máquinas fotográficas digitais em autênticos animais de palco… aquático.
Embora já existam no mercado várias máquinas fotográficas resistentes ao pó, água, areia ou mesmo à neve, a verdade é que a maioria dos equipamentos não possui essas características, por isso são precisas soluções de recurso.
Grande parte das fabricantes já disponibilizam caixas dentro das quais são colocadas as máquinas e que as protegem das agressões do mundo exterior e permitem levá-las consigo para um mergulho, mais ou menos profundo.
A endurance do equipamento estará, em grande medida, relacionada com o valor que o utilizador estará disposto a pagar por ele (e também com as necessidades decorrentes do uso que quer fazer do mesmo), com soluções que permitem desde chapinhar sem medos, e submergir a câmara até uns razoáveis 3 metros de profundidade, a dar mergulhos de 40 metros sem um só pingo na lente. Ou pelo menos assim garantem as marcas.
Assim, começamos a exposição de hoje pelo equipamento mais simples e mais económico, compatível com qualquer máquina digital compacta e que pode facilmente ser encontrado em lojas como a Fnac ou a Pixmania.
[caption][/caption]
Trata-se de um saco (ou bolsa) onde pode ser colocada qualquer câmara cujas dimensões não excedam as da circunferência (de 26,5 centímetros de diâmetro), que permite controlar o visor e tocar nos botões da máquina.
[caption][/caption]
De acordo com as informações recolhidas junto da loja, a bolsa estanque Aquapac vendida na Fnac é o modelo 414 e custa 29,99 euros (sendo aconselhada para profundidades até 3 metros). Na Pixmania está disponível o modelo 410, que, de acordo com as especificações fornecidas, pode ser submerso até 5 metros, ao preço de 25,42 euros.
Entre os equipamentos fornecidos pelas próprias fabricantes de câmaras a tendência é para disponibilizar caixas estanque que suportam até 40 metros de profundidade, concebidas em função de um modelo - ou uma série - e que, normalmente, permitem continuar a tirar partido de funcionalidades da câmara como o flash, o zoom ou o acesso a todos os seus botões. Prepara-se ainda para algum peso "extra".
Marcas como a Canon, Sony Cyber Shot, Panasonic ou Olympus disponibilizam caixas compatíveis apenas com as suas máquinas. A média de preços situa-se entre os 200 e 300 euros e podem ser adquiridas em grandes superfícies comerciais com secção dedicada à fotografia, como o El Corte Inglés ou a Fnac, mas só estão disponíveis mediante encomenda. Comprar online é outra das possibilidades.
No caso da Sony, destacamos a MPK-WEB, que é compatível com todas as câmaras da série W, cujo preço recomendado pela fabricante é de 230 euros. Outro modelo semelhante, mas que não pode ser usado com a WX1, é o MPK-WF, que na Pixmania é vendido a 180,49 euros. A título de exemplo, fica ainda o peso: 480 gramas.
[caption][/caption]
Do leque de equipamentos fabricados pela Panasonic mostramos a DMW-MCFX01E, que é compatível com os modelos FX01, FX07 eFX3 da marca (cujo preço só está disponível sob consulta na loja). Na Pixmania está ainda disponível, a 252,08 euros, a DMW-MCTZ10E, que é compatível com dois populares modelos das câmaras Lumix, a TZ10 e a TZ8.
[caption][/caption]
A Canon conta também com vários modelos de caixas adaptadas às características específicas de cada linha, com equipamentos dedicados aos segmentos mais altos, como a IXUS 100IS, a preços próximos dos 300 euros e caixas para máquinas como as IXUS 30, 40, 50, 55 e 60, por valores inferiores a 150 euros.
[caption][/caption]
Os utilizadores de câmaras Nikon não podem contar com equipamentos da própria marca, mas existem alternativas de "marca branca" compatíveis com várias linhas da fabricante, e preços que rondam os 160 euros, como é o caso das soluções da Nimar, vendida pela Pixmania.
[caption][/caption]
A Olympus - que é reconhecida no segmento das câmaras resistentes a condições adversas e foi das primeiras a dedicar uma linha a este tipo de público, com as suas Tough - apresenta algumas soluções, mas todas destinadas a máquinas compactas que já poderia levar para a praia sem medos ou a DSLRs, pelo que se afasta do tema do artigo.
Aqui ficam apenas alguns exemplos daquilo que poderá procurar num formato adaptado à câmara que tem em casa e quer muito levar para a praia. Aqueles que não trocam, por nada, a selva urbana e preferem disparar com temperaturas mais amenas, podem sempre guardar as caixas estanque para os dias de chuva na cidade.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Robot Clone leva humanização a novos níveis de realismo com braços e músculos artificiais -
App do dia
Pegada é uma espécie de Tinder versão “quatro patas” para juntar cachorros em matches perfeitos -
Site do dia
Noteey é um recurso online para explorar pensamentos e ideias de forma visual -
How to TEK
Converse diretamente com o Gemini a partir da pesquisa do Chrome e utilize o Google Lens no browser
Comentários