E essa solução passa, preferencialmente, pela instalação de um equipamento capaz de estender a sua rede doméstica wireless. Felizmente, a oferta generalizada de dispositivos do género é hoje maior e melhor, como pode ver pela galeria de sugestões que apresentamos.

Mas quais são as preocupações a ter no momento de escolher e instalar um extensor de rede Wi-Fi? Em primeiro lugar, a localização. Deve, antes de mais, fazer uma análise da totalidade do espaço que deseja ter no alcance do sinal Wi-Fi, e tendo em conta que paredes de betão e outros aparelhos elétricos e eletrónicos podem influenciar a distribuição do sinal.

Em função disso, um ponto central nem sempre é a solução. Importante é também escolher um local da casa com uma tomada elétrica por perto, visto que o novo ponto de acesso necessita de alimentação dedicada.

Arriscamos dizer que, por exemplo, levar sinal ao sótão estando o router de origem no rés do chão requer a instalação do ponto de acesso no 1º andar da moradia. Mas tudo depende da configuração e do modo como o extensor recebe e emite sinal Wi-Fi. Pode ser um processo de tentativa/erro, apesar de os modelos mais recentes contarem hoje com tecnologias que automatizam e otimizam todo o processo.

Visto que a ideia passar por aumentar e dirigir o sinal já existente e não criar uma nova rede sem fios, é igualmente importante ter em conta questões de compatibilidade com o router de origem, normalmente o que é fornecido pela operadora de TV e internet.

Atente no funcionamento da rede (2,4 GHz, normalmente, ou essa norma é também a de 5 GHz caso o seu router seja dual band), no alcance anunciado (para ver se a ação do extensor chega até onde pretende) e também em eventuais programas que possam ajudar a desencadear o processo de instalação e o de manutenção e otimização constante. Tirando estes pontos, tudo deverá ser muito plug and play.

As quatro sugestões da galeria acima vão certamente resolver-lhe eventuais problemas de falta de cobertura Wi-Fi. E não deixe de espreitar a oferta existente em lojas online internacionais como o Ali Express e o GearBest: há muitos modelos à escolha, pelo que poderá ter de aconselhar-se com alguém conhecido ou dar mais atenção ao feedback de outros compradores, mas poderá ter uma boa surpresa.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.