Pode não ser tão utilizado como o Facebook, pode não causar revoluções sociais como o Twitter e nem sequer tem um ecossistema de outros serviços interligados como o Google+. O Tumblr é desconhecido para muitos mas recentemente ultrapassou a marca dos 100 milhões de blogues registados o que torna esta plataforma social numa das mais utilizadas no mundo.

O primeiro Tumblr foi criado em janeiro de 2007 e foram precisos mais de dois anos para que o primeiro milhão de utilizadores fizesse história. Outro momento marcante repetiu-se em 2012 quando cerca de 650 mil perfis foram desativados em protesto contra o SOPA.

Aos poucos o mediatismo desta rede social cresceu em tamanho de utilizadores e na sua importância. Logo no início de 2013 o astronauta Chris Hadfield, o mesmo que fotografou Lisboa a partir do espaço, levou o Tumblr ao espaço sideral ao fazer a primeira publicação fora do planeta Terra.

No total, já foram realizadas 44,6 mil milhões de partilhas de conteúdos dominados sobretudo pelas fotografias com filtros aplicados, partilhadas por adolescentes em estilo hipster e pelos GIFs, essas pérolas multimédia que com a idade parecem estar cada vez mais na moda.

O TeK dá-lhe a conhecer alguns perfis do Tumblr mais seguidos, pitorescos, de nicho ou então que simplesmente valem a pena seguir pela originalidade dos conteúdos que lá são publicados - e que vão além do estereótipo acima descrito.

System failure, system failure

Em SimsGoneWrong os utilizadores podem encontrar vários erros de jogo que vão acontecendo um pouco por todas as máquinas de jogo do mundo. Ligado à área das tecnologias por ser baseado numa das mais bem-sucedidas sagas de jogos, esta conta de Tumblr promete juntar o bizarro das personagens tridimensionais ao humor que a aberração dos momentos consegue causar.

[caption]Sugestão TeK Tumblr[/caption]

A poesia dos acontecimentos

O The New York Times está a aproveitar a plataforma de blogues para criar conteúdos que dão um outro nível às notícias do meio de comunicação. O TimesHaiku é uma recriação dos artigos que fazem manchete na página online do jornal para lhe dar um toque artístico, tal como o espírito do Tumblr requer.

As criações são controladas por humanos mas são produzidas por máquinas - mais concretamente um script que procura frases e palavras que depois mistura de forma apelativa. A ideia é despertar tal curiosidade no internauta que o leve a ver a notícia original e que esteve na génese daquele pedaço de texto aleatório.

[caption]Sugestão TeK Tumblr[/caption]

Tecnologia, cenas geek e foto-tendências

O Laughing Squid é considerado um Tumblr de tecnologia mas as publicações nesta página acabam por ter agora um perfil mais abrangente, muito por causa da sua popularidade. Os temas tecnológicos continuam a estar no centro das atenções e os mais dedicados a esta vida podem certamente encontrar muitos conteúdos com piadas "exclusivas" e nem sempre ao alcance de todos.

Como parar é morrer, a Laughing Squid também se dedica a identificar as tendências da moda como a da seguinte foto - depois dos kamehameha, a Internet está a descobrir o lado negro da Força em várias recriações.

[caption]Sugestão TeK Tumblr[/caption]

Barack Obama ao virar de todas as esquinas

É um dos homens mais mediáticos do mundo e também faz por isso: o presidente dos EUA BarackObama aproveita cada oportunidade que as redes sociais permitem. Com uma forte presença no Facebook e no Twitter, Obama não descarta as plataformas da moda e também tem um Tumblr.

Nem sempre tão divertido mas com uma ligeireza fácil de reconhecer, as fotografias partilhadas até fazem parecer que o líder norte-americano é uma pessoa tão normal quanto as outras.

[caption]Sugestão TeK Tumblr[/caption]

Art(istas)

Quem procura criações artísticas e recomendações de criações desconhecidas tem no TheOnlyMagicLeftIsArt um indexador de criações que enchem o olho.
Fotografia, desenho, criação digital, corres berrantes, preto e branco, homens, mulheres e animais, natureza ou cidade, de tudo um pouco está retratado neste Tumblr.

[caption]Sugestão TeK Tumblr[/caption]

Ao natural

O Tumblr também tem uma componente sexual que apesar de não ser declarada é sem sombra de dúvidas utilizada por milhares de utilizadores para criarem páginas de sucesso onde são mostrados homens e mulheres, por vezes sozinhos por vezes juntos, em poses e cenas sensuais.

Para os que apreciam a arte do nu também existem muitos blogues que retraram o corpo humano em várias perspetivas. O SexyNonNudes é uma amostra do que ainda pode ser encontrado com roupa.

[caption]Sugestão TeK Tumblr[/caption]

Decore a sua imaginação

Quando precisar de uma dose de inspiração diária ou de uma injeção de diferencialismo visite o Pratt, um blogue dedicado maioritariamente ao design de interiores.

A originalidade manda nesta página e existem centenas de exemplos da criatividade humana que pode ser aplicada às habitações. Entre peças mais excêntricas e produtos minimalistas, também há construções funcionais que espantam pela simplicidade.

[caption]Sugestão TeK Tumblr[/caption]

Todos nasciam feios

Pelo menos esta é a máxima que o UglyRenaissanceBabies parece transmitir. Talvez por culpa do estado evolutivo da arte, as pinturas que datam de séculos longínquos nunca retratam de maneira simpática os rostos dos pequenos rebentos.

[caption]Sugestão TeK Tumblr[/caption]

Tumblr num país à beira mar plantado

Portugal também tem a sua dose de blogues ativos. Em vez da sugestão de vários perfis fica uma outra sugestão que serve para encontrar páginas à medida de cada utilizador - recorrer ao sistema de pesquisas do Tumblr.

Quando se procura por Portugal é possível ver várias fotografias tiradas por utilizadores nacionais mas rapidamente também se descobre uma tendência. Cristiano Ronaldo, um outro "animal" do social networking, predomina sobre todos os outros conteúdos.

[caption]Sugestão TeK Tumblr[/caption]

Fica agora a sugestão para que os leitores do TeK partilhem na caixa de comentários perfis do Tumblr que considerem interessantes ou até os links para os seus próprios perfis. Se houver sugestões suficientes fica a promessa de que numa próxima sugestão o TeK destaca contas nacionais no Tumblr.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.