Ano novo, agenda nova. A receita repete-se a cada mês de Janeiro, mas as cada vez mais proeminentes questões ambientais podem acrescentar à decisão da escolha questões como a quantidade de materiais que todos os anos desperdiçamos com a necessidade de planear o nosso dia-a-dia.

Este é apenas mais um dos argumentos que se podem invocar em favor das ferramentas para organização suportadas online. O tema não é novo e já foi objecto de outras sugestões pelo TeK, mas a verdade é que também estamos perante uma necessidade todos os anos renovada.

Desta feita as nossas escolhas recaem sobre agendas baseadas na Web, que dispensam o recurso ao software instalado no desktop, mas oferecem, sincronização com programas dedicados a este, e com os telemóveis do utilizador. Seleccionámos também uma aplicação que pode substituir o caderninho de papel em dispositivos Android, iPhone, Blackberry e Windows Mobile.

Começamos por aquele que será, provavelmente, o mais popular destes serviços, na medida em que se trata de uma solução proposta pela Google, a que o utilizador pode aceder com as mesmas credencias que usa para outros sites da gigante das pesquisas e assegurando funcionalidades como a integração de contactos e sincronização com agendas de amigos que recorram à mesma ferramenta.

[caption]Calendário Google[/caption]

Para além da coordenação com outras ofertas da empresa, o Calendário Google é ainda eleito pela maioria das agendas da concorrência como uma plataforma com a qual asseguram compatibilidade, importando contactos ou eventos agendados, por exemplo.

O interface é simples e, enquanto serviço baseado na Web, está acessível a partir de qualquer dispositivo com browser e ligação à rede. Garante também a importação de calendários do Microsoft Outlook, Apple iCal ou Yahoo! Calendar.

É precisamente esse o serviço que temos para sugerir a seguir. Com um design mais apelativo - na nossa humilde opinião - que a proposta da Google, o Yahoo! Calendar também é de utilização gratuita e não descura a integração com as agendas de outras empresas.

[caption]Yahoo Calendar[/caption]

Assegurada fica também a sincronização com o iPhone, referida a propósito de outra das "características" que nos agradou: um menu de sugestões para os internautas que se iniciam na utilização do serviço, que ajuda à familiarização com as principais funcionalidades desta ferramenta gratuita.

Ainda no campo das agendas online que tiram partido da "relação" com os dispositivos móveis que carregamos no bolso, merece referência um formato diferente. Chama-se Remember The Milk e apresenta a possibilidade de criar listas de eventos a não esquecer. Estas são associadas a uma data e hora, pelo que cumpre as funções de agenda, mas é principalmente no aspecto gráfico e funcionamento que divergem.

[caption]Remember The Milk[/caption]

Interessante é também a forma como se integra com outros serviços, como o email e calendário da Google, o Microsoft Outlook ou o Twitter, fornecendo o acesso às listas de tarefas e lembretes quando o utilizador usa estes serviços.

O Remember The Milk disponibiliza ainda aplicações para várias plataformas móveis, como o Android, iPhone, Blackberry, Windows Mobile e uma versão para telemóveis, bem como integração com os serviços de localização geográfica dos terminais, para indicar no espaço as tarefas agendadas.

A aposta na transversalidade de plataformas passa ainda por assegurar que os avisos das tarefas na lista podem ser também remetidos por sms, email ou Instant Messaging (GTalk, MSN, ICQ, Skype ou Yahoo, por exemplo) e que os eventos podem ser "partilhados" com outros utilizadores.

Outra das propostas na área da gestão de agenda a partir de dispositivos móveis é o Pocket Informant, da WebIS, que está disponível para iPhone, iPod touch e iPad, Android, Blackberry e Windows Mobile e se apresenta como uma alternativa às agendas normalmente fornecidas com os telefones - e que provavelmente teria assegurado um alarme aos utilizadores do iPhone que não acordaram no primeiro dia do ano.

[caption]Pocket Informant[/caption]

Algumas das funcionalidades mudam consoante o equipamento a que se destine a versão, mas inclui características como a integração com serviços Google e com as ferramentas de localização geográfica dos equipamentos.

No computador ou no telefone, o importante é encontrar a ferramenta que mais se adequa às suas necessidades e dedicar alguns minutos a fazer a sincronização com os serviços que o podem ajudar a ganhar tempo mais tarde. Com tanto tipo de alertas e integração entre plataformas já (quase) não há desculpa para se esquecer do que interessa.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.