(Actualizada) Como já aconteceu noutras crises, a Internet transforma-se num dos melhores meios para obter informação sobre a Gripe Suína, agora Gripe A, para a qual a Organização Mundial de Saúde já subiu o nível de alerta para 5. Multiplicam-se os alertas em sites oficiais e explicações e mashups de fontes particulares, dando visões para todos os gostos.

Ao mesmo tempo o nível de desinformação em sites não oficiais é enorme, assim como os ataques de malware que tiram partido da preocupação dos utilizadores e transformam o tema em mensagens de spam e vírus. Só a F-Secure deu conta do registo nos últimos dias perto de 150 domínios Web que contêm as palavras porco e gripe em inglês, que poderão dar lugar à criação de sites alegadamente informativos onde se podem alojar troianos e outro malware, descarregado inadvertidamente pelos utilizadores.

Para ajudar os leitores a orientar-se entre as melhores fontes de informação, o TeK recolheu uma lista de alguns dos sites mais importantes e de mashups de mapas que se podem tornar úteis no acompanhamento da evolução da Gripe Suína.

Começamos pelos sites portugueses. A Direcção Geral de Saúde tem online apenas uma alerta já datado de 24 de abril sobre ameaça desta estírpe do vírus, e a ligação a um microsite sobre a Gripe (que inclui a ameaça de pandemia) e que se no início da semana estava relegado para o fim da página agora tem honras de destaque...

[caption]Direcção geral de saúde[/caption]

O Ministério criou hoje uma equipa de acompanhamento da Gripe mas por enquanto os contactos e a informação útil, assim como as medidas de combate a este surto estão apenas presentes em comunicados.

A Wikipédia já tem uma entrada e aqui mesmo ao lado, dentro dos canais do SAPO, o Canal Saúde tem um dossier com o tema Gripe suína: o que é e como evitá-la, que explica a origem da doença e como evitá-la.

O Centro Europeu para a prevenção de doenças e o seu controle (ECDC) tem também online informação útil sobre esta crise, estando prevista uma conferência de imprensa sobre este tema hoje às 17.30 (hora local) que será transmitida online.

Veja ainda os mapas do projecto de vigilância da gripe que recolhe dados das últimas três semanas.

[caption]ECDC[/caption]

Como era de esperar o site da Organização Mundial de Saúde não foge à regra e tem uma área especial sobre Gripe, assim como uma página dedicada à Gripe Suína

[caption]Nome da imagem[/caption]

As novidades mais interessantes provêm mesmo de mashups criados pelos internautas a partir de serviços online, que tiram partido de várias ferramentas para colocar no mapa o avanço desta ameaça, indicando número de infectados e suspeitas de novos casos.

Uma página no Wikia permite a qualquer um editar a informação, enquanto que num estilo mais visual, o H1N1 Swine Flu foi criado a partir do Google Maps e usa marcadores roxos para indicar casos confirmados da doença, enquanto os marcadores de cor rosa mostram suspeitas. O site já conta com mais de 116 mil visualizações.


[caption]Nome da imagem[/caption]

Com menos precisão de mapa mas informação temporal, o H1N1 Swine Flu Timeline vai registando as notícias mais importantes sobre a gripe para cada uma das datas, o que pode ser útil numa visão retrospectiva.

[caption]Nome da imagem[/caption]

As redes sociais não podiam deixar também de gerar milhares de entradas sobre este tema. O Facebook tem um grupo de livre acesso e com centenas de mensagens, e o Outbreak do Tweetmeme acompanha os tweets colocados no Twitter sobre este tema.

São também do Twitter o Track Swine e o Stop Swine Flu, onde vão sendo colocadas as novidades em formato curto exigido nos tweets...

Estes são apenas alguns dos sites que encontrámos e que consideramos interessantes para se manter actualizado. Se conhecer outros com informação útil deixe a sua sugestão na caixa de comentários.

Nota da Redacção: [03-05-2009] A informação foi actualizada com a mudança da designação da Gripe Suína para Gripe A.