As GoPro são as câmaras de ação de referência. Usadas por milhões de pessoas em todo o mundo, a popularidade dos equipamentos está a estender-se muito além dos desportos radicais ou de experiências de investigação.

É cada vez mais comum ver turistas e pessoas a usarem estas pequenas câmaras como equipamento principal para gravar as férias ou um simples passeio. A isto junta-se uma grande panóplia de acessórios, como os selfie sticks, mas sobre este tema falaremos numa futura ocasião.

E a popularidade de um equipamento não encerra aí o mercado. Pelo contrário, cria oportunidades para outras empresas explorarem a nova disposição dos consumidores relativamente a uma categoria de produto. As GoPro vieram sem dúvida alguma dar mais dinâmica ao mercado das câmaras de ação, mas existem mais nomes a ter em conta.

As câmaras de ação já existem há alguns anos e tecnológicas como a Garmin, a Sony ou a Toshiba têm apresentado propostas de valor neste segmento. Diversidade no mercado é bom para os consumidores e consumidores informados fazem melhores compras.

O TeK mostra-lhe aqui algumas câmaras que são alternativas às GoPro. Enquanto certos modelos tentam lutar ao nível das especificações técnicas e na qualidade do vídeo, noutros casos a ergonomia e a resistência acabam por ser fatores de destaque.

Numa altura em que as câmaras de ação parecem estar a atingir os limites - tanto ao nível dos preços baixos como ao nível de capacidade tecnológica -, qual será o futuro deste segmento? A resposta está nos drones.

Cada vez mais empresas vendem drones com câmaras integradas como se fossem um único equipamento. A própria GoPro pode em 2015 entrar no mercado dos drones ao lançar um equipamento de voo com as suas máquinas integradas de origem.

Apesar de a evolução do mercado apontar neste sentido, ainda estão por definir os limites legais da utilização dos drones e atualmente, em Portugal, o Instituto Nacional de Aviação Civil parece inclinado a considerar que um drone com câmara é um produto com fins comerciais - o que sujeitará os utilizadores a regras mais apertadas. Nada está certo, mas fica o reparo.

Até lá, boas filmagens.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.